Parceria com Senai oferece cursos gratuitos de qualificação em Cabo Frio

Por em 06/07/2017
Para contribuir na qualificação profissional dos cidadãos, tornando-os conscientes de suas potencialidades intelectuais, criativas e inovadoras, a Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com o objetivo de oferecer, inicialmente, 18 cursos gratuitos para jovens acima de 18 anos. Ao todo, são 800 vagas distribuídas em 44 turmas. As aulas serão ministradas na Morada do Samba e começarão logo após as adaptações que serão realizadas no local.

Os cursos oferecidos serão de: auxiliar de padaria e confeitaria, montador de móveis, assistente administrativo, Excel, informática para a área administrativa, modelista/modelagem manual, entre outros. As aulas serão ministradas ao longo de 18 meses, com carga horária variada de acordo com a especialidade.

Os cursos estão sendo organizados pelo Programa Municipal de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Promover), que funciona sob a direção do Departamento de Proteção Social Básica (Deprosb). O programa representa uma importante estratégia da Semas, uma vez que se trata de instrumento essencial para promover a viabilização das ações facilitadoras de acesso e inserção no mundo do trabalho.

O público prioritário dessa parceria como Senai são as famílias em situação de vulnerabilidade social que são atendidas pela Secretaria:  jovens egressos do Serviço de Convivência para Jovens (Cras), do sistema socioeducativo, do serviço de acolhimento, moradores de territórios de risco, beneficiários do Programa de Bolsa Família e mulheres vítimas de violência.

Neste momento, as Coordenadorias da Secretaria, juntamente com o Programa Municipal de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Promover), realizam um levantamento das necessidades e demandas dos usuários para melhor inserção dos cursos. “A qualificação profissional é essencial para reinserir o indivíduo no mundo do trabalho. O objetivo do Promover é propiciar essa oportunidade através do poder público”, explica o coordenador do Programa, Francisco José Almeida.