Parcerias público-privadas ampliam oportunidades para população

Por em 31/03/2017
Facilitar a qualificação da população tem sido uma das metas do novo governo. Desde o início da atual gestão, a Prefeitura formalizou cinco parcerias e/ou convênios em diferentes segmentos educacionais: de formações regulares em universidades a cursos profissionalizantes. Os descontos, em diferentes níveis, beneficiam moradores, trabalhador municipal, estudantes da rede municipal, aposentados e pensionistas.

“Em tempos difíceis, o caminho mais objetivo para fomentar a formação ou avançar na requalificação de profissionais são as parcerias que estamos conseguindo viabilizar. Essas alianças podem trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento socioeconômico de Cabo Frio”, avaliou o coordenador-geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alessandro Teixeira.

Os compromissos para garantir valores mais acessíveis foram firmados pela Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, órgão ligado à Secretaria de Educação. As instituições que participam dos acordos são a Index Educação Profissional, Unopar, Universidade Veiga de Almeida (UVA), Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf), Faculdade da Região dos Lagos (Ferlagos) e Faculdade Unilagos.

Curso profissionalizante com 60% de desconto

Com a Index, o novo governo estabeleceu abatimentos de 60% em todos os cursos profissionalizantes para trabalhadores da Prefeitura, dependentes dos funcionários e para estudantes da rede municipal de ensino. No ato da inscrição, que deve ser feita na sede da empresa, o funcionário municipal deverá apresentar contracheque atual. Já os dependentes devem portar o demonstrativo de pagamento do servidor e um documento de identificação (RG, certidão de nascimento e, sendo o caso, de casamento). Para os estudantes da rede, basta comprovar matrícula.

Os cursos ofertados são idiomas (inglês e espanhol), informática (básico, avançado rede, avançado web, profissional, corel draw e outros), gestão empresarial, entre outros. Haverá ainda oferta de vagas para turmas compostas por idosos referentes aos cursos de informática (acesso à internet com segurança, softwares básicos, navegação).

Mensalidades 20% mais em conta para funcionários municipais

A proposta de parceria entre a Prefeitura e a Faculdade Unopar estabelece 20% de desconto na mensalidade em qualquer um dos cursos da instituição. O benefício é válido para funcionários municipais e se estende para os dependentes destes trabalhadores.

No ato da inscrição, que deve ser feita na sede da Coordenadoria-Geral de Ciência e Tecnologia, o funcionário municipal deverá apresentar contracheque atual e os dependentes devem portar o recibo de vencimento do servidor e RG, certidão de nascimento ou de casamento.

A Unopar oferece ainda descontos de 8% a 10% para pagamento das parcelas até o quinto dia útil de cada mês. Desta forma, o servidor consegue acumular o benefício e ter redução mensal que pode variar de 28% a 30%.

Moradores têm 25% de desconto em cursos regulares

Com a Ferlagos e a Unilagos a Prefeitura firmou a concessão de 25% desconto para todos os cidadãos cabo-frienses. O benefício será concedido após aprovação no vestibular, no ato da matrícula. É necessário apresentação de comprovante de residência.

A Ferlagos oferece graduação em Nutrição, Farmácia, Gestão de Recursos Humanos, Administração, Ciências Biológicas e Ciências Contábeis. O estudante tem ainda a possibilidade de ingressar no programa “Faculdade com Facilidade”, que permite ao aluno financiar 50% da mensalidade para o pagamento após o término do curso.

Já a Unilagos tem áreas de formação em Fisioterapia, Administração, Ciências Biológicas e Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Educação Física, Enfermagem e Pedagogia. Interessados devem se dirigir às unidades.

Servidores e dependentes podem ter acesso a bolsas de estudo

Prefeitura também firmou convênio com a Universidade Veiga de Almeida (UVA) para concessão de 30 bolsas de estudos com desconto de 50% na mensalidade. O abatimento é válido para servidores municipais e para dependentes. A redução será concedida apenas para matrículas novas.

Aposentados e pensionistas do Ibascaf têm 30% de desconto

A partir de agora, aposentados e pensionistas do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf) contam com 30% de desconto nas mensalidades para qualquer curso da Universidade Veiga de Almeida (UVA), válido para matrículas novas.

Os interessados devem se dirigir à universidade munidos de comprovante do Ibascaf e os dependentes devem portar também algum outro documento que confirme o grau de parentesco, como identidade, certidão de nascimento ou casamento, por exemplo.

– Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação
Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, bairro Braga (antiga sede da Prefeitura)

– Index Educação Profissional
Rua José Bonifácio, 530 - Centro - Cabo Frio