Parque do Mico Leão Dourado reserva beleza exótica em Tamoios

Por em 06/06/2017

A Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João é uma unidade de conservação de uso sustentável, com cerca de 150.373,03 hectares, o que equivale a aproximadamente 1.503,7 km2. Abrange ecossistemas da Mata Atlântica, como a "mata de baixada", mangues e a restinga. Tem como objetivo normatizar o uso da terra na área de ocorrência do mico-leão-dourado.

A área da APA que pertence a Cabo Frio corresponde a 3,54% da área da cidade, e fica em Tamoios. A área da APA também compreende terras de Araruama, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu.

A APA abriga diversas espécies de animais que estão ameaçados de extinção, como a preguiça de coleira, lobo-guará, gato-maracajá, bagrinho, borboleta da praia, onça parda, além do mico leão dourado, animal símbolo do parque. O mico só existe nessa área do Brasil, não sendo encontrado nem na Floresta Amazônica.

No Parque do Mico Leão Dourado estão sendo feitas diversas ações de preservação do meio ambiente, como a reestruturação e revitalização da área, além de fiscalização intensiva para coibir o desmatamento e a ocupação irregular, fiscalização contra a retirada irregular de areia e a recuperação de áreas públicas invadidas.

A APA da Bacia do Rio São João foi criada em 27 de junho de 2002, com os objetivos básicos e a finalidade de proteger e conservar os mananciais, regular o uso dos recursos hídricos e o parcelamento do solo, garantindo o uso racional dos recursos naturais e protegendo remanescentes de floresta atlântica e o patrimônio ambiental e cultural da região.

As principais áreas de pesquisa consistem da ecologia dos micos-leões-dourados, incluindo toda a sua dinâmica na paisagem, a questão da fragmentação da mata atlântica, espécies indicadoras e a ictiofauna. Também são realizadas pesquisas sobre a conservação ambiental, turismo, socioeconomia e desenvolvimento sustentável. A bacia do Rio São João é valorizada pela presença de Mata Atlântica.

Parque da Preguiça

O Parque da Preguiça está localizado em um pedaço da Mata Atlântica em Tamoios. São mais de 200 espécies de animais e centenas de árvores diferentes. Um lugar coberto pela natureza utilizado pela comunidade local, embora esteja em área particular.

A área do Parque é de cerca de 1.374.000 metros quadrados, o equivalente a 134 campos de futebol. O Parque é o único remanescente de vegetação de restinga na região de Tamoios, que teve grande parte devastada com a extração ilegal de areia, que é usada na construção civil.

APA’s

Cabo Frio possui diversas áreas de proteção ambiental. A que possui maior representatividade é a APA Pau Brasil, que é uma APA estadual. A cidade também possui o Parque Municipal da Boca da Barra e o Dormitório das Garças, que são áreas de conservação.

O Dormitório das Garças já teve a ordem restabelecida e recebeu neste ano uma sede da Unidade de Policiamento Ambiental, UPAM.  A Coordenadoria de Meio Ambiente está realizando um trabalho de prevenção e utilização dos recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, além de uma revitalização da área degradada.

Inscreva-se em nossa Newsletter: