Passeio Ciclístico Solidário vai movimentar a Praia do Forte

Nesse domingo (25), a partir das 8 horas, acontece o I Passeio Ciclístico Solidário de Cabo Frio #PedalandoComOEsporte. A concentração será na Praça do Skate, em frente à Praia do Forte. O evento é uma realização da Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Esportes, com apoio da Acicaf, Bike Night, Cabo Frio Bike Festival, Rafas Doces, Ótica Central, Unicon, DNA Empório, Estácio, Sane Lagos, Parada Obrigatória, Prolagos, Real Cicle, Drogaria do Povo, Lagotintas, ibeauty, Gráfica Universo, Show Bike, PC segurança Eletrônica e projeto Monike Azevedo.

SAIBA MAIS

Podem participar pessoas de todas as idades desde que não possuam problemas de saúde que impeçam a prática do ciclismo. A inscrição deve ser feita na hora através da doação de um quilo de alimento não perecível. Segundo o secretário de Esportes, Átila Mota, haverá distribuição de camisas para as primeiras pessoas que fizerem inscrição, além de sorteio de vários brindes para os participantes.

“A bicicleta é um excelente veículo esportivo que promove uma série de benefícios para a saúde física e mental. Mas, mais do que isso, a bicicleta é um meio de transporte sustentável que precisa ser mais incentivado por evitar uma série de danos ao meio ambiente, além de ser uma ótima fonte de economia neste momento de crise financeira que o país atravessa já que não precisa de combustível, não tem gasto com estacionamento, com IPVA nem nenhum outro tipo de despesa que os veículos motorizados demandam. Por isso estamos promovendo este primeiro passeio, com apoio de várias entidades e empresas da cidade”, comentou o secretário de Esportes, convidando as famílias de Cabo Frio a prestigiarem o evento.

A expectativa é de que pelo menos 500 pessoas participem do evento que terá um trajeto de quase quatro quilômetros, saindo da Pista de Skate até o Terminal de Transatlântico e retornando ao local de origem para finalizar o percurso.

De acordo com um dos apoiadores, Wellington Alves Vieira, do Bike Night, este tipo de atividade traz solidariedade e conscientização. “Quem pedala também ajuda ao próximo. O pedal é vida, união, amizade, saúde. Estamos na luta incansável por mais respeito aos ciclistas, já que muitos usam para passear, mas também para trabalhar. Com o uso das bicicletas a qualidade de vida aumenta, pois o estresse diminui e os músculos e articulações são fortalecidos. Além disso, existe um fator predominante que é a diminuição da poluição do ar. Sabemos que a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu a bicicleta como símbolo mundial da Mobilidade Sustentável já que esse meio de transporte não emite gases poluentes”, afirmou.