Prefeitura anuncia planejamento do Carnaval 2018

A folia 2018 está definida em Cabo Frio. Com o tema “Carnaval das Culturas”, a cidade terá mais de 40 blocos espalhados por diversos bairros. Durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (5), a Prefeitura anunciou como será o planejamento para a grande festa. Marcaram presença o prefeito Marquinho Mendes, vários secretários, Polícia Militar, diretores dos blocos de arrastão, além de representantes da imprensa.

Cabo Frio espera 500 mil turistas para o Carnaval

Carnaval em Cabo Frio terá reforço no esquema de segurança

Entre as medidas anunciadas, as principais são em relação à saúde e segurança. O prefeito Marquinho Mendes informou que serão instaladas, em parceria com a Polícia Militar, cinco torres de vigilância na Praia do Forte, que farão a segurança no período noturno. As estruturas serão instaladas ao longo da Avenida Litorânea, e cada uma será ocupada por seis PMs, dois no alto e quatro no chão. Além disso, a PM contará com aumento do efetivo durante o Carnaval.

Na área da saúde também tem novidade. Foi anunciado que tanto a Praia do Forte como Tamoios receberão ambulâncias para garantir os primeiros socorros e facilitar possíveis deslocamentos para unidades de saúde.

O prefeito Marquinho Mendes também anunciou que já deu início ao processo para a contratação de empresa responsável pela instalação de banheiros químicos na Praia do Forte, no Peró e em Tamoios. Além dos banheiros químicos, os 15 banheiros dos quiosques da Praia do Forte também vão estar disponíveis para os foliões.

Durante a coletiva, o chefe do Executivo Municipal ressaltou que o Carnaval das Culturas só está sendo possível graças ao apoio da iniciativa privada e ao empenho dos blocos de arrastão. “Temos que destacar a força de vontade dos blocos em realizar essa festa. São 52, que vão brincar o Carnaval através da Parceria Público-Privada, sem recursos públicos. A prioridade é o pagamento do funcionalismo, por isso, não pudemos investir na folia”, explicou o prefeito, que anunciou para esta segunda (5) o pagamento do salário de janeiro de todo o funcionalismo.

O combate aos flanelinhas também será intensificado. Foi anunciado que a Prefeitura vai realizar uma parceria com a PM, através da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Posturas, para fiscalizar e coibir a ação, que é irregular. As equipes serão distribuídas em pontos estratégicos da cidade. A Secretaria de Turismo também anunciou que uma Central de Atendimento será montada na Praça da Cidadania para atender aos turistas estrangeiros.

Além de falar sobre o Carnaval 2018, a coletiva também serviu para iniciar a preparação para a festa de 2019. A Associação dos Blocos de Cabo Frio anunciou que o planejamento para o ano que vem já está pronto, e o prefeito Marquinho Mendes garantiu que logo após as celebrações deste ano, a Secretaria de Cultura vai começar a planejar o Carnaval do ano que vem.

Em Cabo Frio o carnaval de rua teve início na última sexta-feira (2) e segue até o próximo dia 18 em vários pontos da cidade como Peró, Tamoios, Praia do Siqueira, Centro e Jardim Esperança entre outros. A programação completa está no site www.cabofrio.rj.gov.br