Prefeitura avança para construção do Condomínio Solar

Por em 30/03/2017
A Prefeitura de Cabo Frio deu mais um passo para a construção do Condomínio Solar no município. Em uma reunião nesta quarta-feira (29) foram tratados os aspectos legais e financeiros do projeto. Participaram do encontro o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Teixeira; o diretor de Inovação da pasta, Ricardo Fernandes; o advogado tributarista Bruno Aragutti; e o engenheiro eletricista/eletrônico Joneson Carneiro.

Após análise da Resolução Normativa 687, da Agência Nacional de Energia Elétrica, que estabelece as condições gerais para o acesso de geração distribuída aos sistemas de energia elétrica, chegou-se à conclusão de que serão necessárias adequações à legislação municipal - leis ordinárias e Código Tributário - para que o Condomínio Solar seja capaz de atrair investidores.

Um estudo de viabilidade do Condomínio deverá ser finalizado até a próxima semana, quando serão apresentados dados do consumo total de energia elétrica pela Prefeitura e o volume financeiro repassado à concessionária mensalmente.

Ainda neste intervalo de tempo, serão promovidos encontros com a ENEL e com representantes comerciais de empresas especializadas em energia solar para a análise da redução mensal do valor pago pela municipalidade, bem como para estudar propostas de financiamento para a estrutura, prevista inicialmente para gerar energia suficiente para abastecer 570 residências.