Prefeitura convoca população para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Considerada a capital da Região dos Lagos, Cabo Frio possui uma população cada vez mais urbana. Segundo o IBGE, são cerca de 216 mil habitantes, que fazem da cidade a 144ª mais populosa do país entre os 5.570 municípios brasileiros. Por isso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está convocando a população para ajudar no aperfeiçoamento da locomobilidade entre os diferentes pontos da cidade, através de uma pesquisa online, elaborada pelo Departamento de Tráfego e Transportes (Engettrans), e disponibilizada no endereço eletrônico https://goo.gl/KVnr2w. O objetivo é ajudar nas ações que serão introduzidas através do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.


SAIBA MAIS

Reunião vai discutir mobilidade com foco no turismo

Escola Municipal João Bessa recebe projeto da Guarda Civil Municipal

Prefeitura realiza manutenção nos semáforos


O geógrafo da Secretaria de Mobilidade, Alex Lemos, explica que a pesquisa é participativa e, por isso, é fundamental que as pessoas colaborem deixando suas opiniões e sugestões. “Com os resultados da pesquisa poderemos planejar a cidade de modo ordenado e com mais qualidade de vida, priorizando as deficiências dentro do que a população apontou, como por exemplo, mais ciclovias integradas, menos trânsito e congestionamentos”.


Mas, para chegar a esse resultado, Alex lembra que é fundamental que as pessoas respondam todas as questões, informando e-mail, nome e sobrenome, idade, gênero, renda familiar, escolaridade, além do tipo de residência e bairro onde mora, estuda, faz compras e utiliza para lazer. Também é preciso informar as necessidades de mobilidade e acessibilidade e sugerir como é a cidade esperada para os próximos anos.


O acesso à pesquisa pode ser realizado por qualquer pessoa, e a contribuição é importante para que a Secretaria saiba quais meios de transportes são mais utilizados, quais trajetos têm mais intensidade de trânsito, e qual região da cidade que está sendo mais procurada, ocasionando assim, a melhoria na qualidade de vida da população, diminuindo as distâncias e os engarrafamentos, priorizando os transportes coletivos e incentivando o uso de bicicletas através de ciclovias e ciclofaixas. Até o momento cerca de 1000 pessoas responderam a pesquisa, mas a meta é atingir aproximadamente 21 mil pessoas, o que equivale a 10% da população. Não há prazo para o levantamento acabar.


O Plano Municipal de Mobilidade Urbana foi lançado junho do ano passado no auditório da prefeitura. Cerca de 100 delegados do Plano de Mobilidade participaram de uma capacitação no início de novembro, que teve por objetivo transmitir conceitos sobre mobilidade urbana utilizados na política nacional (Lei 12.587 de 2012). Após a capacitação, a Secretaria de Mobilidade Urbana deu início a uma série de reuniões com a população, ouvindo as principais necessidades de cada localidade. Foram ouvidos moradores do Peró, Tamoios, Centro, São Cristóvão, Jardim Esperança e bairros adjacentes. Já em março deste ano o Plano entrou em sua segunda fase, com reuniões setorizadas com grupos de taxistas, representantes da acessibilidade e turismo. Também serão ouvidos motoristas do transporte escolar, vans e ciclistas entre outros.


O calendário de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio ainda prevê ações como eventos técnicos (com especialistas). A previsão é que a definição das propostas aconteça ainda neste primeiro semestre de 2018. Após a consolidação do Plano em forma de Projeto de Lei (PL), ele será encaminhamento à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação. A previsão é que o plano seja colocado em prática ainda este ano.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.