Prefeitura inaugura nova sede da Biblioteca Municipal na próxima quarta (3)

Por em 01/05/2017
A Prefeitura de Cabo Frio vai inaugurar na próxima quarta-feira (3) a Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira, dia em que a unidade comemora 53 anos de existência. O espaço funciona parcialmente desde o dia 18 de abril, mas a partir da semana que vem estará oficialmente disponível para leitura, empréstimos e devoluções de livros.

A mudança para o novo endereço tem por objetivo atender melhor o público formado por dois mil associados, além de comportar de forma segura o acervo de 32 mil livros. O novo espaço fica próximo a universidades e escolas, localizado na Avenida América Central, nº 200, loja 01, em São Cristóvão. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

As obras começaram em março, com montagem de móveis e instalações, além da recatalogação e remanejamento dos livros. A biblioteca conta com sala de leitura, pesquisa infantil e adulta em dois pavimentos e um anexo. O espaço tem ambiente refrigerado, banheiro, internet e acessibilidade para deficientes físicos.

"A inauguração é fruto do intenso trabalho de toda equipe. Estamos resgatando o acervo que é patrimônio do cidadão cabo-friense e agora começamos um novo desafio, que é o de informatizar, à longo prazo, nosso acervo", informou o diretor da biblioteca, Anderson Macleyves.

A nova biblioteca municipal vai abrigar cursos e oficinas gratuitos, dentre eles, teatro, xadrez, saxofone, violão, história de Cabo Frio e contação de histórias. A partir de 8 de maio grupos e escolas poderão agendar visitas.

O antigo prédio da biblioteca municipal, o Solar dos Massa, passou por obras de reforma e irá abrigar um acervo de livros raros e de autores cabo-frienses, além de um centro de memórias e acervo fotográfico de Wolney Teixeira.