Prefeitura organiza trânsito para Polo Gastronômico da Passagem

Por em 22/03/2017
O Largo São Benedito será fechado ao trânsito de veículos todas as sextas, sábados, domingos e feriados, das 16h às 2h da madrugada, a partir desta sexta-feira (24). O objetivo é valorizar o polo gastronômico no coração do histórico bairro Passagem e proteger o patrimônio deste que é um dos mais bonitos e aprazíveis recantos da cidade.

A medida vai provocar mudanças no trânsito com a interdição de sete ruas no entorno do Largo: Maestro Clodomiro Guimarães de Oliveira, Almirante Tamandaré, Furtado, Beco do Furtado, Travessa Primeiro de Maio, Largo de São Benedito, atrás da Igreja de São Benedito, e Avenida Almirante Barroso, altura da Rua Manoel Barbosa.

Os motoristas que se deslocarem no sentido Centro-Passagem devem, obrigatoriamente, acessar pela Avenida Assunção, a Rua Professor Domingos Ribeiro que terá sentido único. Quem se deslocar no sentido Passagem-Centro, pela Avenida Almirante Barroso, deverá entrar na Rua Manoel Barbosa e seguir pela Constantino Menelau (a rua do canal) até a Rua Barão do Rio Branco que terá mão invertida e única em direção à Avenida Hilton Massa (antiga Avenida do Contorno). Com isso, durante os fins de semana e feriados não será possível acessar o Largo de São Benedito pela Avenida Hilton Massa.

Os veículos dos moradores serão identificados por um selo de “Trânsito Livre” que garantirá acesso às ruas interditadas. Motoristas terão vagas de estacionamento em diversas ruas do perímetro, inclusive no final da Avenida Assunção, em frente ao terminal de transatlânticos, sede da Secretaria de Turismo.

A medida foi discutida e aprovada por empresários e moradores do bairro e é defendida, inclusive, pela historiadora Meri Damaceno, uma das principais ativistas pela preservação da Passagem. Kakaio Paixão, um dos mais tradicionais moradores do bairro, também aprova as mudanças.

"Estou achando ótimo porque vai organizar, vai acabar com as brigas de  motoristas e os estacionamentos irregulares que prejudicam todo mundo. Estou torcendo para dar certo porque devolverá a tranquilidade dos moradores e dos turistas", comentou Kakaio, que tem 70 anos, nasceu na Passagem e lembra que, na infância, jogou bola e soltou pipa na praça de São Benedito que, na época, nem era calçada.

Carlos Renato Ribeiro também é morador da Passagem. Ele ainda mora na casa onde nasceu, em frente à Praça de São Benedito, e diz que o fechamento ao trânsito nos fins de semana e feriados vai preservar o que a Passagem tem de melhor: a tranquilidade.

"As pessoas vão poder transitar, passear, tirar fotos, trazer as crianças para brincar com tranquilidade", comenta o morador que comemora o fim da invasão de veículos de frequentadores da Ilha do Japonês e defende o fechamento  permanente do Largo São Benedito.

O prefeito Marquinho Mendes disse não ter dúvidas que o fechamento do trânsito e a criação do Polo Gastronômico do Largo São Benedito vai impulsionar a economia local e valorizar ainda mais a Passagem, um local lindo que guarda parte importante da história de Cabo Frio.

“A Passagem é um dos locais mais encantadores da cidade, sem contar que é rica em história e de onde se originou Cabo Frio. Por essas e outras qualidades sempre desejei elaborar um projeto que tivesse a cara do bairro e foi assim que tive a ideia do Polo Gastronômico.

As mudanças estão mobilizando as Secretarias de Turismo, de Mobilidade Urbana; e as Coordenadorias de Eventos, de Serviços Públicos, de Postura e de Ordem Pública, através da Guarda Civil Municipal; além da Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf).

Inscreva-se em nossa Newsletter: