Prefeitura promove ação contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Por em 18/05/2017

A Prefeitura de Cabo Frio realiza nesta quinta-feira (18) uma ação em prol do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. As atividades acontecem até as 17h em dois locais: na Praça Porto Rocha e no Shopping UnaPark, em Tamoios. O evento é organizado e realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), pela Coordenadoria Geral da Criança e do Adolescente (Cogecria) e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA).

Pessoas que passam pelo local são abordadas por representantes das instituições presentes com suas equipes técnicas (psicólogos e assistentes sociais) e de apoio. Estão sendo distribuídos panfletos de divulgação, conscientização e esclarecimento a respeito da Campanha, que é nacional, e da importância da divulgação do Disque 100, que recebe anonimamente denúncias de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como os novos números telefônicos dos Conselhos Tutelares de Cabo Frio.

Durante o evento também acontecem apresentações esportivas e culturais com crianças e adolescentes, que hoje são desenvolvidas pela Prefeitura de Cabo Frio através da Cogecria em parceria com instituições devidamente registradas no CMDCA, tais como LBV e Cajef.

Em Cabo Frio, casos de abuso, violência ou abandono podem ser denunciados ao Conselho Tutelar. A instituição funciona em dois endereços: na Rua Governador Valadares, 280, no bairro de São Cristóvão. Telefones: (22) 2646-5436 / 99213-5625. Em Tamoios, atende na Rua Bom Pastor, 01, em Unamar. Telefones: (22) 2630-8015 / 99746-4588.

Programação de Atividades - Praça Porto Rocha:

14h30 - Apresentação 1: Artes Marciais Cogecria/LBV/CAJEF
15h30 - Apresentação 2: Peça Teatral Conselho Tutelar
17h - Encerramento Oficial Projeto Mirim Futuro Guardião

Programação de Atividades - UnaPark

14h - Apresentação  Jazz do Cras Tamoios
15h - Apresentação artes maciais do Grêmio Samburá
17h - Encerramento oficial

Ação do Creas

Nesta sexta-feira (19), acontecerá, na sede do Creas (Rua Alemanha, 132 – Jardim Caiçara), uma roda de conversa que discutirá o tema “Enfrentamento contra o abuso e a exploração sexual contra a criança e o adolescente”. Na ocasião será abordada a diferença entre exploração e abuso sexual, mitos e verdades sobre o tema e intervenções. A conversa será direcionada pelos técnicos Nathan Barbosa (psicólogo) e Andrea do Val (assistente social) do Creas, e como convidados representantes do Conselho Tutelar, Coordenadorias e Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Esporte, entre outros.

O evento continua no sábado (20), quando a mesma equipe do Creas apresentará uma palestra na Escola Municipal Alfredo Castro, no bairro Jardim Caiçara, às 8h para tratar do assunto com o público alvo - crianças e adolescentes.