Prefeitura recolhe mais de 10 mil toneladas de lixo em janeiro

Por em 07/02/2017
A Prefeitura precisou unir esforços para combater um enorme déficit na limpeza urbana. Superando as dificuldades, o novo governo recolheu 10.345,55 toneladas de lixo em janeiro. O montante é referente à coleta realizada em praias e bairros de Cabo Frio, que receberam as equipes de limpeza em regime de mutirão. Cerca de 50 caminhões retiraram os detritos acumulados na cidade. Por dia foram recolhidas 333,37 toneladas entre lixo orgânico, galhos e entulho.

“Encontramos a cidade em verdadeiros caos. A nossa maior dificuldade foi o grande acúmulo de lixo em pontos diversos. Os locais com situação mais precária foram o bairros da periferia e do Distrito de Tamoios”, explicou Cláudio Moreira, presidente da Companhia Municipal de Limpeza Urbana.

Segundo ele, a expectativa é de que em breve seja possível estabelecer um cronograma de retirada de lixo nos bairros. De acordo com Cláudio, uma reunião com a nova empresa de coleta está programada para acontecer na quarta-feira (09), para tratar do planejamento da coleta. Ele afirmou ainda que “o objetivo é tentar fazer com que o recolhimento seja diário”.

Desde o início do novo governo, mais de 200 ruas já receberam as equipes de limpeza. O mutirão já passou pelo Peró, Cajueiro, Palmeiras, São Cristóvão, Jardim Caiçara, Jardim Excelsior, Estrada do Guriri, Jacaré, Portinho, Gamboa entre outros. Diversos bairros de Tamoios também receberam o mutirão, que mobilizou cerca de 60 funcionários, além de oito caminhões compactadores, quatro carretas e duas pás-carregadeiras.

Defasagem na limpeza

Sem pagamento desde a gestão anterior, os funcionários contratados pela empresa que fazia o recolhimento de lixo pararam de trabalhar. Por falta de regularidade no serviço, que é essencial, a Prefeitura encerrou o contrato com a antiga empresa e contratou emergencialmente uma nova firma para fazer a retirada de detritos. No entanto, o novo governo continua trabalhando para a normalização total da coleta.

Desde o início da atual gestão, a limpeza de Cabo Frio está sendo feita em regime de mutirão com 150 funcionários da Companhia de Limpeza Municipal, além de máquinas e equipamentos. O cronograma é definido diariamente de acordo com a necessidade. A Prefeitura, contudo, faz um apelo à população para que colabore com a limpeza da cidade, não deixando entulho e objetos como móveis espalhados pelas vias públicas.

Inscreva-se em nossa Newsletter: