Preservação do Parque Municipal Boca da Barra é tema de palestra na capital

Por em 12/04/2017
O coordenador do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Eduardo Pimenta, está hoje na capital ministrando palestra, juntamente com o coordenador de projetos da Coordenadoria, Antonio Angelo, sobre a importância da preservação do Parque Municipal Boca da Barra, situado em Cabo Frio, para o equilíbrio do ecossistema de toda a Lagoa de Araruama, principalmente em relação às aves migratórias e residentes que o compõem.

A palestra acontece às 19h30, durante encontro do Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro, no restaurante Na Brasa Colúmbia, no bairro de Botafogo.

Eduardo Pimenta, que também é coordenador do curso de Gestão Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA), e Antonio Angelo são fundadores do Grupo de Observadores de Aves da Região dos Lagos, e já fizeram importantes registros fotográficos de espécies que frequentam o litoral fluminense, entre eles, o formigueiro-do-litoral, ameaçado de extinção. Parte dos registros estão disponíveis no livro Aves da Laguna Araruama - Inventário Fotográfico da Avifauna da Laguna Araruama. Além da beleza das imagens, o livro destaca a importância da Laguna de Araruama na rota de aves migratórias originárias de diversas regiões do planeta, registrando a presença e o comportamento de pássaros em ambientes às margens do maior espelho d’água hipersalino do mundo.

Eduardo Pimenta lembra que a Região tem atrativos de sobra para a prática do birdwatching, ou observação de aves, em tradução livre. A junção de diferentes ecossistemas torna a avifauna local diversificada e riquíssima, tanto pelas espécies nativas quanto as migratórias, que encontram um ambiente rico em alimentos e abrigo: “oportunidades como esta palestra podem atrair mais ambientalistas para Cabo Frio, inserindo, de vez, a cidade no roteiro do turismo ecológico, além de atrair o interesse de entidades internacionais de preservação para a nossa rica biodiversidade”, finalizou.

Inscreva-se em nossa Newsletter: