Procissão de Ramos abre programação da Semana Santa em Cabo Frio

Por em 07/04/2017
A Semana Santa em Cabo Frio terá uma programação intensa. Além da encenação da Via Sacra, missas e procissões vão lembrar a peregrinação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. As atividades já começam no próximo domingo (9), quando os católicos comemoram o Domingo de Ramos, uma celebração que antecede a Páscoa e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

A tradicional Procissão de Ramos marca a abertura da Semana Santa. A concentração está marcada para as 8h, em frente ao Convento de Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio. À noite, duas missas vão encerrar as atividades do dia, às 18h e às 20h.

O evento é realizado pela Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, com apoio da Prefeitura. Não haverá interdição de ruas para as procissões, mas a Guarda Municipal irá ordenar o trânsito durante todo o trajeto dos fiéis. Os motoristas que desejarem chegar ao Centro da cidade serão orientados a usar vias alternativas, como a Avenida Litorânea.

A Procissão de Ramos tem início no Convento Nossa Senhora dos Anjos, tomando a Rua Itajuru, no sentido rodoviária, indo até o seu primeiro retorno e voltando pela Rua Itajuru no sentido contrário. Os fiéis vão seguir até a Rua João Pessoa no cruzamento com a Avenida Teixeira e Souza.  Em seguida, eles deverão dobrar à esquerda, sentido Igreja Matriz Histórica. Ao chegar lá terão que virar à direita e se dirigir à Igreja Matriz Auxiliar, na Rua Treze de Novembro, onde termina a Procissão.

Programação Semana Santa

Domingo de Ramos (9)
8h - Procissão de Ramos - Concentração no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio.
18h e 20h - Missas com bênção de Ramos

Segunda-feira Santa (10)
19h - Missa
19h45 - Procissão do Fogaréu - Igreja Matriz Auxiliar, na Rua Treze de Novembro, no Centro.

Terça-feira Santa (11)
7h30 - Missa

Quarta-feira Santa (12)
7h30 - Missa
19h - Missa na comunidade de Santana, seguida da Procissão das Sete Dores de Nossa Senhora - Capela de Santana, na Rua Jorge Lóssio, no bairro Vila Nova.

Quinta-feira Santa (13)
20h - Santa Missa da Ceia do Senhor – Lava-pés e transladação do Santíssimo Sacramento para a Matriz Histórica.
Após a Missa da Ceia do Senhor, realizaremos a Vigília durante toda a madrugada, até às 8h da manhã da Sexta-feira da Paixão.

Sexta-feira da Paixão do Senhor (14)
9h - Procissão do Encontro (Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores - as procissões saem respectivamente da Capela de Santa Isabel e do Convento, em direção à Matriz Auxiliar)
15h - Celebração da Paixão do Senhor
17h - As Sete Palavras de Cristo na Cruz
18h - Procissão do Senhor Morto - Igreja Matriz Auxiliar, na Rua Treze de Novembro, no Centro
20h - Encenação da Via Sacra - Largo Santo Antônio

Sábado Santo (15)
19h - Missa da Vigília Pascal do Senhor - Seguida da Procissão da Ressurreição e ágape fraterno.

Domingo de Páscoa (16)
10h, 18h e 20h - Missas