Procon alerta consumidores sobre compra de produtos para o Dia das Mães

Por em 12/05/2017
O próximo domingo (14) é o Dia das Mães e na hora de comprar o presente é preciso ficar atento. Para facilitar o consumidor na hora da compra dos presentes, o Procon de Cabo Frio preparou algumas dicas.

A primeira sugestão é ficar atento às promoções, e se houver e for possível, levar consigo o folheto com as ofertas. Esse documento é uma forma de comprovar o tipo e o preço da mercadoria que está com desconto. Outra dica é comparar preços e, nos tempos atuais, vale a pena evitar gastos que não vão caber no seu bolso.

O Procon orienta ainda que os produtos têm que estar com seu preço fixado de forma clara e nas compras à prazo devem constar o número de parcelas e a taxa de juros. O estabelecimento pode recusar o recebimento de cheque, devendo informar previamente ao consumidor, de preferência deixando essa informação por escrito colada em local visível. Outra situação ressaltada pelo órgão é que o estabelecimento não pode estipular quantia mínima para compras no cartão de crédito ou débito.

Segundo o diretor do Procon, Thiago Vasconcellos, o estabelecimento não é obrigado a trocar produto que não apresente defeito. “É muito comum ocorrer a troca, para fidelizar o consumidor, todavia não é regra. Portanto, é importante no ato da compra observar se o estabelecimento aceita trocar o produto, de preferência pegando algo por escrito”.

Ele destaca ainda que nas compras feitas por internet o consumidor tem o chamado “direito de arrependimento”, podendo desistir da compra ou da contratação do serviço, no prazo de sete dias, contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato, independentemente do produto apresentar defeito ou não, uma vez que o consumidor não teve o contato direito antes da contratação.

Outra dica é exigir e guardar consigo a nota fiscal, para hipótese de acontecer algum problema futuro.

O Procon funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, Braga (antiga Prefeitura). Telefone: (22) 26435831