Programa Estadual de Transplantes oferece curso para profissionais da Saúde de Cabo Frio

Por em 06/04/2017
Nessa sexta-feira (7), às 13h, no auditório da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, profissionais da Saúde vão receber um curso básico do Programa Estadual de Transplantes (PET).

O treinamento é gratuito e tem o objetivo de informar esses profissionais sobre como é o procedimento da doação de órgãos no estado do Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Serão abordados conhecimentos legais, éticos e técnicos do diagnóstico de morte encefálica, além de avaliação e manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos para transplantes. Nesse dia serão ministradas quatro aulas teóricas.

Para o subsecretário de Saúde, Luis Carlos, a captação de órgãos é umas das ações mais importantes no processo do transplante. "Sem órgão não há o transplante; e quando existe uma instituição que se dedica a esta ação, o resultado é dar às famílias um novo começo com seu ente querido, como foi na última captação realizada no nosso município. Foram seis órgãos e tecidos ósseos doados, dando vida a muitas pessoas”.

Luis Carlos também destaca a importância de capacitar a equipe envolvida no processo. “Ficamos muito orgulhosos de toda equipe que se esmerou para as captações realizadas e este treinamento veio para nos qualificar para outros procedimentos”, acrescentou.

O PET, criado pela Secretaria de Estado de Saúde e lançado em 2010, tem como finalidade captar órgãos e tecidos para a realização de transplantes, além de conscientizar e promover esse ideal. O Programa Estadual de Transplantes também acolhe as famílias doadoras e fornece as informações indispensáveis para estas tomarem as decisões.

Profissionais da área de Saúde de municípios vizinhos como Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Búzios foram convidados para o curso.