Projeto “BuZum!” encanta alunos da rede municipal

Por em 10/10/2017

Com o objetivo de debater o descarte correto do lixo, alunos de duas escolas da rede municipal de Cabo Frio receberam a visita do Projeto “BuZum!”, uma companhia de teatro de bonecos itinerante que já percorreu, em sete anos, mais de 300 mil quilômetros por todo o Brasil levando arte e cultura para comunidades que ainda não conhecem, ou têm dificuldade de acesso ao mundo lúdico. As apresentações aconteceram nas escolas Justiniano de Souza (em Maria Joaquina) e Vereador Leaquim Schuindt (no Jardim Esperança) nos últimos dias 6 e 9, dentro de um ônibus que se transforma em sala de teatro.

O espetáculo “Que lixo é lixo?” mostra as consequências do consumo exagerado de produtos e do descarte incorreto de resíduos. Para isso, os atores utilizam objetos que foram confeccionados a partir de materiais descartáveis, como garrafas pet, alumínio e caixas. A peça, escrita por Beto Andreetta e Mari Gutierrez, estreou em julho de 2017 e, até o final deste ano, realizará 462 apresentações para mais 23 mil crianças em 32 cidades do país.

O BuZum! tem uma pintura que chama bastante atenção. Por dentro um teatro montado, com tudo que tem direito: palco, som, luz e até ar condicionado. “Os alunos amaram”, comentou a Diretora da Escola Municipal Justiniano de Souza, Eunice Rodrigues Camargo.

O Projeto, promovido pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, com patrocínio da CCR Via Lagos, por meio da Lei Rouanet, realiza sete sessões gratuitas de 20 minutos por dia, com capacidade para 50 espectadores. Após o espetáculo, cada estudante recebe um gibi e um “Teatro de Papel” com personagens para montar, o que lhes permite reproduzir ou criar seu próprio roteiro. Os educadores recebem o “Livro do Professor”, um material pedagógico sobre o assunto que foi abordado na apresentação, desenvolvido pelo “BuZum!” em parceira com o Instituto Saberes, que pode ser utilizado em sala de aula, ampliando, assim, o conhecimento dos alunos.

“O espetáculo foi bastante interessante. Os alunos interagiram com os personagens e puderam constatar que nem tudo que a gente joga fora é lixo, que muitas coisas podemos aproveitar novamente e evitar que o planeta acumule uma grande quantidade de resíduos. Trabalhar esse assunto na sala de aula será interessantíssimo”, afirmou a diretora da Escola Municipal Vereador Leaquim Schuindt, Leandra Ferreira Banto.

Sinopse: Que lixo é lixo?

Do espaço, dois astronautas percebem que o planeta Terra não vai nada bem, e após uma conversa entre os três, os astronautas decidem voltar à Terra e contar aos demais seres humanos os estragos causados pelo lixo. Utilizando embalagens descartáveis, como caixa de leite, garrafas pet e latinhas, os astronautas mostram as consequências do lixo no planeta, desde o descarte incorreto dos resíduos até o consumo exagerado de produtos que produzem muito lixo. Partindo da premissa que do ponto de vista do planeta, não existe jogar o lixo fora, já que tudo permanece aqui, a peça ressalta a importância de reutilizar e reciclar o que chamamos lixo!

Inscreva-se em nossa Newsletter: