Região dos Lagos vai ganhar Hospital de Traumato-Ortopedia e Cirurgia Geral

A primeira reunião do Consórcio de Saúde da Região dos Lagos de 2018, realizada nesta sexta-feira (12) no gabinete do prefeito de Cabo Frio Marquinho Mendes, presidente do consórcio, terminou com um saldo positivo para a Baixada Litorânea. O secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Junior, se reuniu com prefeitos e secretários de Saúde das cidades que integram o consórcio e discutiu diversos assuntos como radioterapia, quimioterapia e ortopedia. Além disso, a integração da região ao Sistema do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O Governo do Estado vai enviar nove ambulâncias para os municípios que integram o Consórcio. Outra boa notícia é que o Hospital de Barra de São João será transformado em unidade de cirurgia geral e Traumato-Ortopedia.

SAIBA MAIS

“O balanço é muito positivo principalmente porque a gente conseguiu gerar uma decisão de vagas de oncologia para toda a região e o credenciamento de radioterapia. O Estado vai complementar os recursos para melhorar o acesso de todos os pacientes da baixada litorânea. Isso é para já. O segundo ponto é a reabertura do Hospital de Barra de São João com o perfil de Traumato-Ortopedia de média complexidade e cirurgia geral. Vamos fazer um processo licitatório para colocar esse hospital para funcionar ainda este ano. E o terceiro é a implementação do SAMU regional que vai suprir uma deficiência de anos da Baixada Litorânea”, disse o secretário estadual.

A reunião durou quase duas horas e os participantes discutiram diversas melhorias para a Saúde da região como um todo.

“Uma reunião que consolida a liderança do prefeito Marquinho Mendes no consórcio. O secretário estadual veio e toda a equipe técnica de Saúde também. Foi muito proveitosa e vai ter muitos frutos daqui pra frente. É importante unir os prefeitos, porque quando estamos  todos juntos a gente tem uma visão maior dos problemas da região”, declarou o secretário de Saúde de Cabo Frio, Roberto Pillar.

O prefeito Marquinho Mendes ressaltou a importância da implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva que atenda as cidades que compõem o consórcio e haverá a elaboração de uma proposta de implantação de uma UTI regional, que poderá ser implantada no Hospital Geral de Arraial do Cabo. O presidente do consórcio também comemorou os avanços na reunião técnica.

“Foi uma reunião muito produtiva. Avançamos no SAMU, no Hospital de Barra, avançamos na questão da radioterapia e quimioterapia, enfim, foi uma reunião proveitosa e prática. Nós vamos fazer outras para que a gente possa dar qualidade de vida principalmente na Saúde. Certamente, 2018 será um ano de boas notícias”, finalizou o prefeito Marquinho Mendes.