Reunião discute sobre revitalização da Fazenda Campos Novos e criação do Espaço Charles Darwin

Por Foto: Nilo Sérgio em 05/04/2017
Uma reunião nesta quarta-feira (5) discutiu sobre a revitalização da histórica Fazenda Campos Novos e a criação do Espaço Charles Darwin no local. O encontro, convocado pela secretária municipal de Educação, Laura Barreto, contou com a presença de membros do governo municipal, vereadores, representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outras entidades.

Durante a reunião, coordenada pelas representantes da UFRJ e Casa da Ciência, Fátima Mansur e Kátia Brito, discutiu-se a geodiversidade, o patrimônio geológico, ambiental, cultural, pré-histórico e histórico da área e importância da criação do Parque Agroecológico, transformando a Fazenda na sede geral do Geoparque Costões e Lagunas.

Esta visita é um marco para a ciência nacional e o projeto Caminhos de Darwin propõe um roteiro turístico-científico, cujo principal objetivo é proporcionar o resgate da importância do Brasil na história da ciência mundial.

A proposta do Espaço Charles Darwin envolverá as áreas de meio ambiente, ciência, cultura, turismo, economia e geração de trabalho e renda, dentre outros, alcançando estudantes, professores, comunidade e visitantes.

Para dar início à parceria entre a UFRJ, poder público, IPHAN e demais atores, na próxima sexta-feira (7), Lau Torquato, do Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na região dos lagos, acompanhado pelo Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Gonçalves, fará uma visita técnica à Fazenda para identificar a melhor e mais adequada área para implantação de uma tenda climatizada que dará início ao Projeto em Cabo Frio.

Após a visita técnica, será elaborado um cronograma de ações envolvendo todos os representantes das instituições que também assinarão um Termo de Parceria definindo as responsabilidades de cada setor.

A aprovação para desenvolvimento do projeto, com garantia de auxílio financeiro através da Chamada MCTI/CNP q/SECIS N.º85/2013 – Apoio à criação e ao desenvolvimento de Centros e Museus de Ciência e Tecnologia, foi conquistada pela Casa da Ciência/UFRJ.

Participaram do encontro representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Liga Desportiva Amadora das Comunidades Quilombolas, do IPHAN, IFF e direção da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista participaram, na manhã desta quarta-feira (05), de reunião promovida pela Secretaria de Educação com equipe da UFRJ/Casa da Ciência.

Sobre a Fazenda Campos Novos

A Fazenda Campos Novos é uma das mais antigas do Brasil, com construção iniciada em 1690 e fazia parte do projeto da Companhia de Jesus para ocupação do litoral fluminense. Em novembro de 2011 o sítio da antiga fazenda de Santo Inácio de Campos Novos, localizada no Distrito de Tamoios, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN). Com o tombamento federal – cujo processo foi iniciado em 2002 - todo o conjunto composto pela casa, capela e cemitério passou a ser reconhecido com elevado valor histórico e arquitetônico.

Em 1832 a Fazenda recebeu a visita do maior naturalista de todos os tempos, Charles Darwin, durante sua viagem ao norte fluminense, de 08 a 24 de abril daquele ano.

Inscreva-se em nossa Newsletter: