Roda de Conversa discute propostas para melhorias na Saúde

Por em 27/07/2017
Discutir e traçar propostas para melhorar a saúde dos munícipes de Cabo Frio foi o objetivo da Roda de Conversa da Vigilância em Saúde realizada na manhã dessa quinta-feira (27), no Auditório da Prefeitura. O tema central foi "Política Nacional de Vigilância em Saúde e Proteção e o fortalecimento do SUS. Na ocasião, foram debatidas e aprovadas 15 propostas que serão apresentadas no dia 29 de agosto na Conferência Regional no município de São Pedro da Aldeia.

De acordo com a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, Suely Osório, o evento foi um sucesso. “Tivemos a participação da comunidade representada em todos os seus segmentos: a vice-prefeita, os quilombolas, a Associação Amigas da Mama, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), entre outros. Esperamos que essas propostas passem por todas as etapas e sejam consolidadas na Conferência Nacional que vai acontecer em Brasília no mês de dezembro. Queremos implantá-las o mais breve possível”, ressaltou.

Para a superintendente municipal em Saúde, Lucy Pires, a reunião possibilita a interação de técnicos, entidades representativas e a população. “Conseguimos elaborar propostas para melhorar a vida das pessoas. Poder falar sobre os problemas mais relevantes e propor condições de amenizar os agravos é o caminho para fortalecer a Saúde do país”.

Estiveram presentes a vice-prefeita, Rute Schuindt; o Subsecretário de Saúde, Luís Carlos Souza; a técnica dos Núcleos Descentralizados de Vigilância em Saúde, Magda Rodrigues; a presidente da Apae  de Cabo Frio, Kely Soares; a superintendente Municipal de Saúde, Lucy Pires; a coordenadora da Vigilância Ambiental, Andreia Nogueira; a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cabo Frio, Maria do Socorro; a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Suely Osório; e técnica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea (Cerest-BR), Fabiana Godoy.