Saúde de Cabo Frio recebe visita técnica do Programa Estadual de Transplantes

Por da Redação em 23/03/2017
Na terça-feira (21), o Hospital Dia recebeu uma visita técnica do PET - Programa Estadual de Transplantes. Na ocasião, houve uma palestra no auditório da unidade, com o objetivo de apresentar o programa e capacitar a equipe que atua na rede municipal de Saúde de Cabo Frio.

O PET, criado pela Secretaria de Estado de Saúde e lançado em 2010, tem como finalidade captar órgãos e tecidos para a realização de transplantes, além de conscientizar e promover esse ideal. O Programa Estadual de Transplantes também acolhe as famílias doadoras e fornece as informações indispensáveis para estas tomarem as decisões.

O subsecretário de Saúde de Cabo Frio, Luis Carlos Souza, destacou a importância do Programa. "Com o PET, é possível salvarmos oito vidas através de uma única vida doadora", afirmou.

Em janeiro deste ano, uma equipe do Hospital Municipal São José Operário realizou com sucesso uma captação de órgãos. Para o diretor administrativo da unidade, Everson Coelho, isso mostra que o município está apto para operar o PET. "Temos condições técnicas e a estrutura necessária, que abrange desde um centro cirúrgico adequado ao funcionamento do aeroporto, o que viabiliza o rápido transporte dos órgãos e tecidos doados".

Estiveram presentes na reunião: a coordenadora da Comissão Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, Cleidinete Surica; a diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital São José Operário, Cenir Amorim; o subsecretário de Saúde, Luis Carlos Souza; o diretor administrativo do Hospital Municipal São José Operário e do Hospital Central de Emergência, Everson Coelho; a coordenadora de Enfermagem do município, Beatriz Trindade; a coordenadora da Unidade de Pacientes Graves (UPG), Andréia Maciel; a coordenadora do Serviço Social da Saúde e do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Danielle Duarte Teles.

Inscreva-se em nossa Newsletter: