Saúde de Cabo Frio se adequa às novas regras para aplicação de antirrábica

Por em 22/02/2017
A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio atende às novas regras para aplicação da vacina antirrábica, conforme determinação da Secretaria de Estado de Saúde. A partir de agora, antes de o remédio ser ministrado, será necessário realizar avaliação criteriosa no paciente, além de analisar a condição do animal envolvido e de averiguar o ferimento para saber se é indispensável o uso da dose. Crianças podem ser vacinadas a partir dos 10 anos de idade.

“Antes eram aplicadas sete doses no paciente, mas com o tempo percebemos que eram necessárias apenas três doses. A forma de aplicação da vacina mudou, passando a ser intradérmica e, por isso, a vacinação ficou restrita a dois postos de saúde. Também foi preciso que os profissionais fossem treinados para a nova dinâmica", explicou Dra. Lucy Pires, superintendente em Vigilância e Saúde, da Secretaria de Saúde de Cabo Frio.

Ao procurar qualquer unidade de saúde e for constatada a necessidade de aplicação da vacina, o paciente deve se dirigir ao Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC) ou ao PSF da Praia do Siqueira portando a cópia da ficha de atendimento (Notificação de Atendimento Antirrábico). Este documento deve conter a prescrição médica para aplicação da dose. É imprescindível a apresentação da ficha com a indicação de vacina.

Também por orientação da Secretaria de Estado, a vacina está disponível às segundas e quintas-feiras, no CSOC, localizado no bairro Braga, ao lado do Hospital Municipal da Mulher. Já o PSF da Praia do Siqueira, que está localizado na Rua Amapá, s/n, aplica a vacina às terças e sextas-feiras. Em ambas as unidades, o atendimento é das 9h às 16h.

Inscreva-se em nossa Newsletter: