Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Saúde faz mobilização no Dia D de Combate ao Aedes Aegypti

Por em 17/03/2017
O Município de Cabo Frio vai participar das atividades do Dia D de Combate ao Aedes Aegypti, neste sábado (18).  O Dia D é uma campanha nacional que traz informações sobre o mosquito, transmissor das arboviroses: Dengue, Zica e Chikungunya.

Para o trabalho de mobilização, o governo do Estado viabilizou cartilhas informativas e folders. Em Cabo Frio, serão 160 agentes comunitários de endemias atuando das 8h às 15h em pontos estratégicos: Praça Porto Rocha, Praça de São Cristóvão, Praça do Jardim Esperança, Orla da Praia do Forte, Orla da praia do Pontal em Santo Antônio e na 5ª Avenida, na Rua dos Atacadões, em Unamar.

Os agentes também estarão fazendo visitas domiciliares. “Apesar de o número de casos das doenças ter diminuído, a educação nas escolas e nas residências precisa ser intensificada para haver cada vez mais uma conscientização na população. Antes, os agentes faziam apenas vistorias, mas atualmente eles são preparados para informar sobre as arboviroses”, afirma a coordenadora de Vigilância Ambiental, Andreia Nogueira.

Ainda segundo a coordenadora, a informação direta é o melhor caminho para atenuar os casos. “Educação e atenção é a melhor prevenção, prova disso é o número de casos ter diminuído. A sociedade pode tirar 10 minutos toda semana para eliminar os focos do mosquito.”

Através do LIRAa- Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes Aegypti, é possível identificar os criadouros que predominam e a situação de infestação do município. E a partir de agora, essas ações vão utilizar um drone para monitoramento dos imóveis fechados com piscina e depósitos de água destampados. “Esse equipamento é um avanço no monitoramento e é um ganho para o trabalho de vigilância ambiental em saúde”, disse o coordenador de Vigilância Sanitária, Paulo Campos. 

Inscreva-se em nossa Newsletter: