Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Secretaria de Assistência Social promove capacitação para equipe técnica dos CRAS

Por em 02/06/2017
O Departamento de Proteção Social Básica promove nesta sexta-feira (2) um dia intensivo de capacitação para as equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social. As coordenadoras, assistentes sociais e psicólogas são orientadas sobre as técnicas de atendimento do PAIF, que é o serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias, principal trabalho social oferecido nos CRAS.

O PAIF tem a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida e por isso não pode ter falhas.

“Devido às particularidades desse serviço, que é a porta de entrada para o atendimento das famílias nos CRAS, não pode haver falhas. É um serviço normatizado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais e as equipes de referência precisam trabalhar em sintonia”, explicou a psicóloga Gloria Regina Soares, responsável por coordenar o PAIF nos CRAS.
 
Além das técnicas de atendimento, os participantes vão construir um Plano de Acompanhamento Familiar e formarão grupos de estudo de casos reais, socializando o trabalho em equipe. Segundo a Diretora de Proteção Social básica, Rosana Moreira, esse encontro é uma sequência ao ciclo de capacitações que começou no mês de março.

“Com o aumento das demandas sociais e da fragilidade dos territórios, urge cada vez mais instrumentalizar as equipes que lidam na ponta deste segmento com um atendimento de qualidade à população. Esse é o governo que acreditamos, com garantia de direitos aos cidadãos”, concluiu. 

Inscreva-se em nossa Newsletter: