Secretaria de Mobilidade dá início à segunda fase do Plano Participativo

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabo Frio acaba de dar início à segunda fase de criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Nesta nova etapa, que teve início nesta quarta-feira (28), serão realizadas reuniões com setores específicos como motoristas do transporte escolar, de táxis e vans, além de ciclistas e pessoas com atuação em acessibilidade, entre outros. O objetivo é levantar informações e buscar soluções para os problemas de cada setor.


SAIBA MAIS

Prefeitura ordena trânsito em dois bairros de Cabo Frio

Plano Participativo de Mobilidade Urbana entra em nova fase

A primeira reunião setorizada foi com os taxistas e aconteceu na sede da Secretaria, na Rua João Pessoa, 516, no bairro Vila Nova. Um calendário com as próximas reuniões será definido nos próximos dias.

De acordo com o coordenador do Departamento de Engenharia de Trânsito e Transportes (Engettrans) da Secretaria de Mobilidade Urbana, Leandro Knopp, esta segunda fase tem o mesmo objetivo da primeira, que é detectar os problemas relacionados à mobilidade, mas agora através reuniões setorizadas, e não mais abertas à população.

“O princípio é o mesmo da primeira fase, só o que muda é a particularidade de cada setor. Antes, detectamos os problemas territoriais de cada bairro, com uma disposição geográfica específica, e as soluções serão implantadas cada uma em seu bairro, seguindo as especificações de cada localidade. Agora vamos detectar os problemas de cada setor, e as medidas serão implantadas em toda a cidade, de uma forma geral”, contou ele.

O projeto do Plano Participativo de Mobilidade Urbana foi lançado em 2017. Na ocasião, os delegados do Plano participaram de uma capacitação no início de novembro que teve por objetivo transmitir conceitos sobre mobilidade urbana utilizados na política nacional (Lei 12.587 de 2012). A ideia é que os delegados possam agir como formadores de opinião para difundir os conhecimentos em seus bairros.

No dia 16 de janeiro deste ano a Secretaria deu início oficial à primeira fase do Plano Participativo, promovendo reuniões com a população para conhecer os problemas e as necessidades de cada bairro com relação à mobilidade e acessibilidade. As reuniões foram realizadas em cinco pontos da cidade: Peró, Tamoios, São Cristóvão, Centro e Jardim Esperança.

Além dos encontros presenciais, a Secretaria de Mobilidade Urbana também vem realizando uma pesquisa online de origem e destino, desenvolvida pelo Departamento de Engenharia de Tráfego e Transportes. O objetivo é conhecer os hábitos da população cabo-friense para a elaboração do Plano Participativo de Mobilidade Urbana. Para obter um resultado eficiente é necessária a participação de todos os moradores.

Para participar é necessário responder as perguntas do questionário disponível no endereço eletrônico https://goo.gl/KVnr2w informando e-mail, nome e sobrenome, idade, gênero, renda familiar, escolaridade, além do tipo de residência e bairro onde mora, estuda, faz compras e utiliza para lazer. Também é preciso informar as necessidades de mobilidade e acessibilidade e sugerir como é a cidade esperada para os próximos anos.

O calendário de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio ainda prevê outras pesquisas complementares e eventos técnicos (com especialistas). Após a consolidação do Plano em forma de Projeto de Lei (PL), ele será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.