Servidores participam de cursos do TCE-RJ

Por em 26/04/2017
Teve início na segunda-feira (24) a primeira turma do projeto "ECG Presente - Educação Itinerante do TCE-RJ", que promove cursos gratuitos de capacitação na área administrativa, destinados a servidores públicos do interior do Rio. A iniciativa é uma parceria entre a Controladoria-Geral do Município, o Tribunal de Contas do Estado, através da Escola de Contas e Gestão (ECG) e a faculdade Ferlagos.

Foram iniciadas as aulas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Conhecendo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e Procedimentos Contábeis Orçamentários. O curso tem duração de três dias e essa turma conta com 21 alunos. Esse e todos os outros cursos acontecem na faculdade Ferlagos, no bairro Jardim Flamboyant.

Ao todo, serão oferecidos nove cursos sobre temas das áreas contábil e administrativa, com duração máxima de uma semana. A carga horária varia de acordo com curso. Vale destacar que a prioridade da vaga é para o profissional que atua na área.

“Os cursos são importantes para capacitação e qualificação do servidor, que vai refletir na qualidade de atendimento ao público. Com a realização dos cursos na nossa cidade, a Prefeitura ganha comodidade e economia, pois não precisa deslocar seus servidores para participarem de cursos no TCE, no Rio de Janeiro”, afirmou o controlador Silas Nunes.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.ecg.tce.rj.gov.br. Os cursos são ministrados na Ferlagos, até o dia 6 de outubro.

Os cursos que ainda serão iniciados são:

Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Conhecendo o MCASP - Plano de Constas e Demonstrações Contábeis Básico - de 10 a 13 de julho;

Procedimentos Prévios aos Contratos Administrativos, licitação, atos de dispensa e inexigibilidade de licitação - de 19 a 23 de junho;

Contratos Administrativos, Termos de Parceria e Convênios (A nova Lei 13.019/14) - de 2 a 6 de outubro;

Elaboração de TR e formatação de preços, incluindo a planilha de custos da IN MPOG 02/2008, nos dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de maio;

Admissão no Serviço Público, nos dias 31 de julho e 1º e 2 de agosto;

Aposentadoria e Pensão, de 7 a 9 de agosto;

Prestação de contas, tomada de contas e tomada de contas especiais, de 21 a 25 de agosto;

Unidades de Controle Interno, nos dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de setembro;

Palestra final, no dia 6 de outubro.

Inscreva-se em nossa Newsletter: