Superintendência de Proteção aos Animais faz alerta sobre pets sozinhos em casa

Quem tem animal de estimação deve estar sempre atento ao bem estar dos animais. Mas algumas situações acabam passando despercebidas e gerando grandes problemas. Viajar e deixar os pets sozinhos em casa, por exemplo, é um dos principais motivos de acidentes, segundo a Superintendência de Proteção aos Animais da Prefeitura de Cabo Frio.

SAIBA MAIS:

Segundo a superintendente Carol Midori, épocas de festividades como Natal, Ano Novo, Carnaval, férias escolares e feriados prolongados costumam ser mais problemáticos, “porque os donos viajam e deixam os pets sozinhos em casa”. Para evitar acidente, ou fugas, uma boa dica é deixar o bichinho sob os cuidados de alguém de confiança, ou em um hotel para animais, caso não possa levá-lo na viagem.

“A ideia é evitar ao máximo deixar o seu amiguinho sozinho em casa, pois ele pode se ferir e até fugir. E também tem a questão da alimentação e da higiene. O animal que fica sozinho corre o risco de ficar sem água e sem comida, e sem tomar banho. Por isso, o ideal é que ele fique sempre sob supervisão”, alertou Midori.

Já para quem vai viajar com seu mascote uma boa dica é colocar uma plaquinha com nome e telefone para o caso dele se perder. É recomendável evitar passear com o animal em locais com aglomeração de pessoas porque ele pode ficar estressado, se soltar e se perder. “Outra dica importante é evitar passeios nos horários de maior exposição ao sol, pois as patinhas são sensíveis e queimam se ficarem em contato direto com o chão quente. Os horários preferenciais são sempre de manhã cedo, à tardinha ou à noite”, sugere a superintendente de Proteção aos Animais.

Ainda segundo Carol Midori, quem tem bicho tem que ter consciência de que o animal representa uma vida, e que por isso, precisa de cuidados: “Ter um bichinho de estimação é como ter um filho: a pessoa tem que cuidar, dar comida, água, banho, levar pra passear. Um dos cuidados também é não deixar sozinho em casa. Ninguém deixa uma criança sozinha em casa quando viaja. Um animal de estimação é como um filho pequeno: tem que cuidar a vida toda”, destaca ela.

Além de trabalhar a conscientização, a Superintendência de Proteção aos Animais também disponibiliza um telefone para que a população possa tirar dúvidas, realizar denúncias de maus tratos aos animais, ou solicitar adoção: (22) 99237-6507. “Importante ressaltar que este número é somente para mensagens de whatsapp, e o contato pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h”, informou Carol Midori. O Canil Municipal fica localizado na Fazenda Campos Novos, na Rodovia Amaral Peixoto, Km 124, em Tamoios.