Tamoios terá feira permanente de artesanato

Por em 10/08/2017
Integrantes da Secretaria de Cultura de Cabo Frio se reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 10, com os 120 artesãos que fizeram o cadastro para a Carteira Nacional do Artesão. O encontro, que aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura em Unamar, é a primeira reunião de organização para tratar da implantação de uma feira de artesanato permanente em Tamoios.

“Viabilizar a feira de artesanato de Tamoios é potencializar os artistas locais, fomentar recursos e desenvolver a Cultura num todo em Cabo Frio e que vai se expandir por todas as áreas do município”, afirmou o subsecretário de Cultura, João Félix.

Em junho, numa parceria da Secretaria de Cultura com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ/TurisRio) os artesãos de Cabo Frio puderam fazer o cadastramento da Carteira Nacional do Artesão de forma gratuita. O documento é válido como identidade em todo território nacional e insere automaticamente o artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).

O sistema tem por objetivo fornecer informações necessárias para implantação de políticas públicas para a categoria. Além disso, o órgão também promove o empreendedorismo e a disseminação da prática do artesanato.