"Turismo vai reconquistar credibilidade em Cabo Frio", afirma secretária em encontro com o trade

Por em 10/03/2017
A secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker, disse em um encontro com o trade, na noite desta quinta-feira (9), que a cidade irá reconquistar a credibilidade como destino turístico. Ela pontuou que a classe vem sofrendo com a falta de investimentos e o caos administrativo deixados pelo governo passado, e que compartilha do "desespero" de todos que foram obrigados a reduzir diárias e ver o movimento e a qualidade do turismo na cidade despencarem.

"Nossa cidade vai reviver os dias de turismo de qualidade e recuperar a confiança dos operadores, agentes de viagens e, principalmente, dos turistas", afirmou ela no encontro.

O evento, organizado pelo Convention & Visitors Bureau da cidade no Hotel Mandai, contou com a presença do prefeito Marquinho Mendes e outros secretários do governo, além da Associação de Hotéis, da Associação Comercial, da Associação da Rua dos Biquinis, da Associação de Arquitetos e Engenheiros da região, do Sebrae e do Corpo de Bombeiros, entre outras entidades representativas, hoteleiros e comerciantes. O prefeito destacou que, em três meses, a cidade saiu do caos em que se encontrava.

"Estamos aqui para ouvir vocês. Pegamos a cidade com inúmeros problemas que vocês já conhecem, e isso durante a alta temporada, o que é um problema para qualquer gestor. Em três meses fizemos muita coisa. Estamos pagando os salários atrasados, tirando o lixo acumulado nas ruas, ou seja, um esforço enorme nas ações emergenciais. Decidimos fazer um Carnaval diferente, com os blocos em pontos fixos e não circulando. Não teve trio elétrico na Praia do Forte para evitar bagunça. Foi uma experiência. Agora vamos aprimorar isso", disse o prefeito.

Uma das prioridades colocadas pela secretária de Turismo é a certificação da Praia do Peró com a Bandeira Azul. Outro objetivo é levar a Bandeira Azul, que exige uma série de critérios avaliados por instituições internacionais, para mais praias da cidade. Fabíola também informou que Cabo Frio vai sediar uma etapa do Aloha, festival de esportes aquáticos que deverá atrair para a cidade cerca de 1,5 mil atletas de todo o Brasil em junho. Além disso, apresentou uma carta do presidente da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz, classificando como “excepcional” o receptivo organizado pela Secretaria de Turismo ao transatlântico “Soberano”, que aportou na cidade na semana passada.

A secretária também destacou a necessidade de formar mão de obra especializada para o setor, e disse que para isso, negocia a implantação de cursos técnicos junto a instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Federal Fluminense (IFF). Outro anúncio foi a criação da Guarda Especializada de Atendimento ao Turista (GEAT). Fabíola destacou ainda a festa realizada no Carnaval em Tamoios, e disse que o distrito receberá ações como a implantação de passeios de barco pelo Rio São João.

Uma próxima reunião será marcada para o lançamento do Calendário de Eventos deste ano, que terá, como uma das novidades, a realização de um Festival de Bossa Nova, além do retorno de outros eventos que deixaram de ser realizados na cidade.

Inscreva-se em nossa Newsletter: