XI Conferência Municipal tem início com auditório lotado

Por em 06/07/2017
Teve início nesta quinta-feira (6) a XI Conferência Municipal, no auditório da Universidade Veiga de Almeida, com o tema: “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”.  Os presentes lotaram o auditório e ouviram o Hino Nacional na abertura, cantado pelas crianças que frequentam as oficinas de canto coral dos Cras Manoel Corrêa e Central, além da apresentação de capoeira das oficinas dos Cras Central, Manoel Corrêa, Monte Alegre e Jardim Esperança.

Estiveram presentes na mesa de abertura a vice-prefeita Ruth Schuindt, o secretário municipal de Assistência Social, Romulo Vidal dos Anjos, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luzier Barbosa, a vereadora Alexandra Codeço e a representante dos usuários do Sistema Único de Assistência Social, Raquel Simas.

A presidente da Conselho destacou a importância do evento para o debate de temas de relevante interesse da sociedade. “A Conferência Municipal configura mobilização social em um espaço deliberativo e privilegiado de debates, sugestões e avaliações acerca dos interesses sociais dos diversos segmentos da sociedade, mais precisamente, trabalhadores e usuários dos serviços da assistência social, torna-se imprescindível a participação ativa e o envolvimento de todos os atores do Sistema Único de Assistência Social", afirmou.

Na pauta desta quinta-feira, a discussão e aprovação dos seguintes temas:

Eixo 1: A Proteção Social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais com a Palestrante Janaína Albuquerque de Camargo Shimidt.

Eixo 2: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS com a Palestrante Margareth Alves Dallaruvera

Eixo 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais, com o Palestrante Patrick Muniz Ataliba

Eixo 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais com o Palestrante Patrick Muniz Ataliba

As Conferências Municipais dirigem os estudos e elaboram os relatórios sobre as temáticas relativas à prestação de serviços socioassistenciais, precedendo a XI Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 5 a 8 de dezembro de 2017 em Brasília, no Distrito Federal.

Durante a Conferência Municipal que vai até a próxima sexta-feira (7), os presentes podem ainda apreciar a mostra de artesanato das Oficinas dos CRAS. No encerramento terá a entrega das propostas para deliberação e depois haverá o Processo Eleitoral para escolha dos delegados que participarão da XI Conferência Estadual.