Notificação de acidentes de trabalho é tema de capacitação para profissionais da Saúde em Cabo Frio

A Coordenação do Programa Municipal de Saúde do Trabalhador em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Baixada Litorânea realiza capacitação sobre notificação de acidentes de trabalho para profissionais da área de saúde em Cabo Frio. Nesta quarta-feira, dia 20, será a vez da equipe da UPA do Parque Burle e na quinta, dia 21, funcionários do Hospital do Jardim recebem o treinamento.

Na quarta-feira seguinte, dia 27, será a vez de funcionários do Hospital da Mulher e do Centro de Saúde Oswaldo Cruz receberem a capacitação.  Em todas elas a atividade será realizada das 9h às 12h e voltada para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e da administração.

O treinamento vai abordar os casos de acidentes de trabalho simples, graves, com material biológico, transtorno mental, lesão por esforço repetitivo (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) entre outros aspectos. A capacitação será ministrada pela coordenadora do programa, a enfermeira do trabalho Cristiane Falque.

“A notificação é muito importante porque além de ser obrigatória ela é um parâmetro que vai nortear a adoção de medidas preventivas, que vai servir de orientação para reforçar os cuidados no ambiente de trabalho, bem como no trajeto casa-trabalho-casa”, explicou a enfermeira.

De acordo com a coordenadora, por determinação do Ministério da Saúde, as notificações são compulsórias e tem por objetivo ser instrumento de avaliação da saúde pública, uma vez que a partir destes dados se forma o mapa da real situação dos trabalhadores atendidos pelo SUS, sejam da rede privada ou da rede pública.

É considerado acidente do trabalho aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.