Novo Curso de Artes do Teatro Municipal abre inscrições para professores e alunos

Estão abertas as inscrições para o Novo Curso de Artes do Teatro Municipal de Cabo Frio Inah de Azevedo Mureb. Neste ano, uma parceria entre as secretarias de Cultura e Educação pretende integrar ao curso professores da rede pública do ensino municipal que também tenham capacitação artística. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro no Teatro Municipal (alunos) e na Secretaria de Educação (professores) das 9h às 16h.

Após o período de inscrição, os cadastrados passarão por uma oficina de capacitação para o curso. Segundo Bruno Peixoto, integrante do Corpo Gestor do Teatro Municipal, “a partir da criação do Núcleo Pedagógico oficializa-se um novo corpo docente para uma nova estrutura do Curso Livre de Artes formado por artistas-professores e integrantes do Corpo Gestor do Teatro Municipal de Cabo Frio”.

O corpo docente será formado por até quatro artistas-professores da rede pública de ensino, selecionados a partir de uma oficina de capacitação. Serão escolhidos profissionais com especialidades nas seguintes áreas:

Corpo : Profissionais de Dança (popular, clássica, contemporânea, rua) e / ou Circo.

Cena: Profissionais com experiência em atuação, direção teatral, contação de histórias, brincantes.

História/Memória: Profissionais com experiência em História da Arte, conhecimento das diferentes tradições teatrais e movimentos artísticos relacionados aos diferentes gêneros da dança, circo, arte de rua, música e cultura popular.

Técnica: Profissionais com experiência e/ou conhecimento em figurino, cenografia, produção, iluminação, dramaturgia e trilha sonora.

A carga horária é de dez horas semanais com aulas às segundas, terças e quartas-feiras para duas turmas: Iniciação e Formação, das 14h às 17h, para 25 alunos entre 12 e 17 anos que tenham autorização dos pais ou responsáveis e liberação médica para atividades físicas; Reciclagem e Aprimoramento das 18h30 às 21h30, para 25 alunos a partir dos 18 anos.

“Nossa premissa é que seja um curso popular não apenas na escolha dos estudantes e na natureza gratuita do curso, mas também no conteúdo de suas atividades artísticas e na escolha dos temas a serem pesquisados”, contou Bruno Peixoto acrescentando que “o pensamento pedagógico pretende ser prático, teórico, multidisciplinar, que ajude a criar novos coletivos artísticos preocupados com elementos fundamentais da sociedade civil, que atue nas escolas em atividades artístico-pedagógicas regulares e, principalmente, que crie pontes com o outro lado da ponte”.

Oficinas de capacitação em março e aulas em abril

A oficina de capacitação para seleção do Corpo Docente acontece nos dias 11, 12 e 13 de março no Teatro Municipal de Cabo Frio e, para os alunos, nos dias 25, 26 e 27 no mesmo local, com horário ainda não definido.

A divulgação dos professores escolhidos será no dia 15 de março e dos alunos, dia 29 do mesmo mês. As aulas começam no dia 1º de abril. No decorrer do ano, a integração entre as secretarias de Cultura e Educação pretende ultrapassar as paredes do Teatro Municipal e alcançar as escolas municipais. Segundo as Coordenadoras Pedagógicas do curso, Tatiana Prota e Márcia Fonseca, haverá o intercâmbio de atividades entre o Curso Livre de Artes e as escolas municipais.

“Esse novo Corpo Docente do curso estará em permanente capacitação durante as atividades artísticas realizadas dentro do ambiente escolar. Com isso, a distribuição dessas novas experiências desenvolvidas criará uma rede permanente de troca de informações entre os profissionais da área”, comentou Márcia.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.