Novos diretores são empossados em Cabo Frio

Com o anúncio de que Cabo Frio ganhará três novas escolas este ano (duas no condomínio Minha Casa Minha Vida, no Jardim Esperança, e uma em Tamoios), e da destinação de mais de R$ 22,5 milhões para reforma de vários prédios escolares, 87 equipes diretivas da rede municipal de ensino da cidade foram empossadas na tarde desta sexta-feira (5) no auditório da Ferlagos. O anúncio foi feito pelo prefeito Marquinho Mendes, que compôs a mesa junto com o secretário municipal de Educação, Alessandro Teixeira, e o presidente da Ferlagos, Rogério Leopoldo da Rocha.

SAIBA MAIS

A novidade foi recebida com festa pelos quase 300 profissionais que lotaram o espaço, e que também ouviram do prefeito um outro anuncio importante: de que já está na Procuradoria o decreto criando o Conselho Municipal de Diretores. “É a democratização da gestão escolar”, comentou Marquinho.

Durante a posse, o prefeito não se furtou em falar dos problemas financeiros, e afirmou que 2017 foi o ano mais difícil de toda sua vida pública. “Hoje é um dia especial, mas pra falar desse dia preciso voltar à janeiro de 2017, quando assumimos a Prefeitura de uma maneira que nenhum cabo-friense, de nascimento ou de coração, gostaria de ver. Assumimos com um passivo de R$ 1 bilhão que tem sido a causa de todos os problemas que estamos enfrentando até hoje. Só da Educação conseguimos acertar R$ 40 milhões da dívida que herdamos. Sei que ainda temos algumas coisas pendentes, e quero deixar claro que ninguém deseja mais do que eu colocar os salários em dia, e estamos nos esforçando pra isso. Estamos vendendo a folha de pagamento, aumentando a arrecadação trabalhando a dívida ativa, a inadimplência do IPTU e reduzindo a folha de pagamento. Até março quero estar com 100% do pagamento dos servidores em dia”, anunciou o prefeito, que parabenizou todos os diretores pela posse.

Já o secretário Alessandro Teixeira falou de todo o trabalho que a equipe da Educação vem desenvolvendo para dar agilidade a todos os processos, e da importância da solenidade de posse das 87 equipes diretivas, que representaram todos os cantos da cidade durante a cerimônia.

“Os desafios são enormes. Costumo dizer que a missão da Educação é ultrapassar gerações. E os diretores que estão tomando posse têm essa mesma missão porque somos uma rede que precisa de transformação. É com cada um da equipe diretiva que nós vamos resolver os problemas. Queremos renovar nosso compromisso de resgatar a Educação, e para isso vamos continuar com o nosso diálogo e estamos criando plataformas para que possamos trabalhar conjuntamente”, anunciou Alessandro.

Fazendo uso da palavra, o presidente da Ferlagos agradeceu a oportunidade de participar da solenidade. “Sinto-me honrado em fazer parte deste momento porque a responsabilidade com o futuro de nossas crianças está em nossas mãos. Precisamos ser exemplos para nossos alunos porque são em nós que eles se espelham”.

Fotos: Marcos Homem