Obelisco do trevo de São Cristóvão é restaurado pela Secretaria de Cultura

O Obelisco localizado na rotatória de São Cristóvão, entre a Av. Joaquim Nogueira, Av. Teixeira e Souza e Av. Vereador Manoel Antunes, está sendo restaurado pela equipe da Secretaria de Cultura. O monumento começou a ser pintado ontem e será finalizado nesta tarde (12).

SAIBA
MAIS:

“Caminhos
da História” desta quarta (13) é com alunos do Jardim Esperança

‘O que
os asteroides têm?’ é tema de palestra no Mart nesta sexta (15)

Fonte
do Itajuru será reinaugurada com 10ª edição da feira “Aldeia Criativa”


O Obelisco foi construído entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, simbolizando um marco do Plano Diretor que se iniciava como proposta para o futuro da cidade. O monumento, criado pelo arquiteto Telmo Mesquita, representa a integração entre os povos com representações da bandeira do Brasil e quatro figuras humanas que dão as mãos, simbolizando brancos, negros, índios e asiáticos em harmonia.


“Esse monumento me intrigava bastante desde que foi construído, pois achava que faltava cores, me passava a impressão que quase ninguém o notava ali. Nosso interesse é avivar um objeto inócuo na paisagem e fazer uma intervenção artística em uma área urbana” disse Evangelos Pagalidis, gestor e diretor do Forte São Mateus e Parque Municipal Fonte do Itajuru.


A restauração contou com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Comsercaf. O secretário de Cultura, Miguel Alencar, ressaltou a importância da intervenção artística no monumento.


“Nosso objetivo era restaurar essa escultura e não deixá-la ser esquecida. Nós vamos sempre estar empenhados em preservar os monumentos históricos de Cabo Frio, assim como nesse fim de semana acontece a reinauguração da Fonte do Itajuru, que passou por melhorias. Esse é um dos nossos objetivos principais, não deixar que a história de Cabo Frio, contada por esses monumentos, se perca.” disse o secretário.

Destaque

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
%d blogueiros gostam disto: