Obra no Morro da Guia será inaugurada nesta quarta-feira (19)

Após pouco mais de um mês de trabalhos, a obra do Morro da Guia será entregue à população nesta quarta-feira (19), às 18h30. Como parte da cerimônia de inauguração da revitalização do mirante do Morro da Guia, a Secretaria de Turismo, através da Superintendência de Turismo Histórico e Social, vai promover no fim da tarde desta quarta-feira (19) uma edição especial do projeto Pôr do Sol Histórico. Lançado em outubro, ele acontece sempre na última quarta-feira do mês promovendo música, poesia e história com o pôr de sol ao fundo, emoldurando a Capela de Nossa Senhora da Guia, no alto do morro.

“Embora o tempo tenha amanhecido nublado, a previsão é de que ele melhore durante o dia, nos dando total condição de realizar o projeto, que tem concentração às 17h em frente ao Convento de Nossa Senhora dos Anjos, e início previsto para às 18h no alto do Morro da Guia”, explicou Paulo Cotias, superintendente de Turismo Histórico e Social. Para esta edição especial do Pôr do Sol Histórico, o público vai poder curtir muita MPB (voz e violão) com Daniel Henriques, poesias de Vinícius de Moraes com Raphael Brito e contação de histórias com os professores Pablo Magaton, Élbio Azeredo e Paulo Cotias.

Com o término da reforma, a Secretaria de Turismo ficará responsável pelo Morro da Guia, realizando visitas guiadas e atividades especiais no local. A empresa Costa do Sol já instalou câmeras de monitoramento.

“Essas iniciativas irão proporcionar mais segurança, oferecendo aos visitantes, mais tranquilidade para conhecer ou revisitar o monumento, assim como mais informação, já que o Turismo irá promover visitas guiadas.” – explica Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.

A obra foi iniciada no fim de outubro (24), com a revitalização dos quiosques, reforma do guarda-corpo, substituição do deck de madeira e instalação da iluminação, pois os holofotes e fios existentes anteriormente foram furtados. Também foram realizados um novo paisagismo, implantação de lixeiras, pintura do mastro e iluminação especial para a bandeira. O valor do investimento foi de R$144 mil. Já a reforma da capela, fica sob responsabilidade da Igreja Católica, mediante autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

“Estamos felizes em poder entregar em pouco mais de 140 dias de governo, mais uma obra em um local que diz tanto sobre a história e cultura cabo-friense. Esse é só o início do nosso trabalho. Temos muitas outras realizações a alcançar” – diz o prefeito, dr. Adriano Moreno.

Antes da reforma o local apresentava uma estrutura precária. O Deck de madeira estava totalmente deteriorado, apresentando o risco de acidentes; parte do corrimão estava quebrado e não havia iluminação.

Sobre o Morro da Guia

O Morro da Guia, localizado no Largo Santo Antônio, no Centro de Cabo Frio, abriga a capela com a imagem de Nossa Senhora da Guia. O local faz parte de um conjunto arquitetônico religioso e patrimonial do município.

Reza a lenda que a imagem de Nossa Senhora da Guia possuía um altar dedicado a ela no convento de Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio. Mas quando a imagem era colocada lá, misteriosamente aparecia no dia seguinte em cima do morro, que fica atrás do antigo convento. Após várias tentativas, foi feita a “vontade” da santa e erguendo-se uma capela em cima do monte, em 1740, que passou a ser chamado de Morro da Guia.

Além de toda a história, do alto do morro é possível ter uma das mais belas vistas da cidade, contemplando o Canal do Itajuru, a Praia do Forte, Rua dos Biquínis, as Dunas, e até parte da cidade de Arraial do Cabo.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.