Ônibus itinerante vira teatro e visita escolas da Rede Municipal de Cabo Frio

Nesta terça-feira (21) 350 crianças do 1º ao 5º ano da E.M Maestro Rui Capdeville, no Jardim Nautilus, aprenderam sobre a importância de uma alimentação saudável de forma lúdica e divertida. O Projeto Buzum!, que chegou às escolas da rede por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a concessionária CCR Via Lagos, realizou sete apresentações de teatro de bonecos para os alunos, conscientizando-os sobre os benefícios da alimentação consciente no dia a dia. Na quarta-feira (22) o Projeto Buzum! fará a última encenação em Cabo Frio, na E.M. Manoel Mendes de Souza, também no Jardim Nautilus. As exibições acontecem entre 9h e 16h.

O espetáculo acontece dentro de um ônibus adaptado, que vai à escola contemplada e se transforma em uma sala de teatro com capacidade para 50 espectadores por sessão. Nele, duas atrizes, utilizando marionetes e fantoches, interpretam todos os personagens da peça teatral “Sabor de Vitória”, que tem duração de 20 minutos. A apresentação lúdica fala do organismo humano, encenando órgãos do corpo que conversam entre si sobre os benefícios da alimentação saudável. O objetivo é tornar o aprendizado das crianças ainda mais profundo e abrangente.

A supervisora da E.M. Maestro Rui Capdeville, Cristina Chagas, explica o que a motivou a chamar o Projeto Buzum! para a unidade: “Conheci a proposta por meio da secretaria de Educação e fiquei muito interessada em trazê-la para a nossa escola porque o aprendizado sobre a alimentação saudável com o teatro é muito mais prazeroso do que só com o livro didático. É o novo, o diferente, que vai ao encontro do que as crianças já aprendem dentro da proposta curricular, em sala de aula”.

E a recepção dos alunos às apresentações teatrais foi muito boa. O estudante Daniel Leandro, do 4º ano, fala sobre o que aprendeu com a encenação: “Eu achei a peça muito legal. Aprendi que se eu me alimentar bem eu não vou deixar faltar nada ao meu corpo. Tenho que comer alimentos bons, não comer besteira”.

A aluna Esther Rangel, do 3º ano, também aprovou o espetáculo: “Eu gostei muito, aprendi com eles que, mesmo a gente sendo criança, deve sempre comer coisas saudáveis”.

Ao final da exibição, alunos e professores recebem brindes do projeto. Os alunos ganham um gibi e um teatro de papel, no qual podem destacar os personagens e reproduzir a peça encenada, além de criar suas próprias histórias. Já os professores recebem um livro, que traz as histórias contidas no gibi, mas apresentando sugestões pedagógicas em torno delas, para serem desenvolvidas em sala de aula.

Na quarta-feira (22) o Projeto Buzum! fará a última apresentação em Cabo Frio, na E.M. Manoel Mendes de Souza, também no Jardim Nautilus. As apresentações acontecem entre 9h e 16h.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.