Outubro Rosa começa com diversas ações na Praça Porto Rocha

A campanha Outubro Rosa, em Cabo Frio, começou oficialmente na manhã desta segunda-feira (1) com atividades especiais para mulheres na Praça Porto Rocha. A programação de abertura da ação, organizada pela Associação Amigas da Mama (AAMA), contou com parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Em tenda instalada na praça, a Semas ofereceu atendimentos gratuitos de psicólogas e assistentes sociais às mulheres com equipes da Coordenadoria Geral dos Direitos da Mulher, Centro Especializado no Atendimento à Mulher e do Departamento de Proteção Social Especial.

O Prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, fez a abertura oficial da campanha. “No momento em que damos o primeiro passo dessa ação de conscientização tão importante para nossa população, quero informar que o poder público está abraçando a campanha. A partir de hoje, cada pessoa que passar à noite por um patrimônio histórico de Cabo Frio será lembrada pela iluminação rosa sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para conseguirmos vencer essa doença tão grave que já ceifou a vida de tantas mulheres”.

Dr. Adriano Moreno ressaltou ainda a importância da parceria do poder público com a sociedade civil nesta campanha. “Sabemos que o poder público sozinho não consegue superar todas as dificuldades. Em nossas batalhas precisamos da sociedade civil organizada e, por isso, parabenizo a ‘Associação Amigas da Mama’ pela iniciativa, pela mobilização contra esse mal que atinge o mundo todo chamado câncer de mama. Desta forma eu me coloco à disposição para fazermos essa caminhada juntos e, assim, diminuirmos o sofrimento das pessoas” finalizou o prefeito.

Prestigiaram o evento a secretária Municipal de Assistência Social, Marta Maria da Silva Bastos; o secretário Municipal de Turismo, Radamés Muniz e as coordenadoras Nilma Carneiro (Direitos da Mulher) e Beatrice Carvalho (Pessoa Idosa).

A programação do 1º dia do Outubro Rosa na Praça Porto Rocha contou ainda com apresentação do Coral Despertar – Alegria de Viver, do Clube da 3ª Idade de Cabo Frio; participação do grupo Disseminar, com orientações sobre alimentação saudável e distribuição de mudas de hortaliças e aulão de zumba à tarde, fechando a programação de abertura da campanha.