Palestra sobre a nova BNCC reúne representantes da Educação de onze municípios

No próximo dia 29, durante o Encontro Regional de Secretarias de Educação, Cabo Frio recebe a professora Cleuza Rodrigues Repulho, que ministrará a palestra “BNCC e regime de colaboração”, sobre a Base Nacional Comum Curricular. O encontro, em parceria com a Fundação Lemann, será realizado no Teatro Municipal Inah Azevedo Mureb, a partir das 9h30, e contará com a presença de representantes de 11 municípios. A fanpage da Secretaria de Educação de Cabo Frio transmite ao vivo o evento.


SAIBA MAIS

Nomes de novas escolas homenageiam ilustres educadores de Cabo Frio

E.M. Prof. Edilson Duarte premia alunos que se destacaram no Simulado e OBMEP

Escolas Municipais realizam atividades diferenciadas em dias de jogos


Além da palestra, serão realizadas apresentações culturais que ficarão por conta dos alunos das escolas municipais Professora Catharina da Silveira Cordeiro e Professor Edilson Duarte. O Encontro Regional terá a presença de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema, além de Cabo Frio, que sedia o evento. O evento conta com o apoio da D&C Móveis Planejados e Universidade Veiga de Almeida (UVA).


A Professora Cleuza, consultora sênior da Fundação Lemann, já ministrou oficinas sobre a BNCC para mais de dez mil professores em todo Brasil, além de palestras em 12 fóruns estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A BNCC deve ser implantada pelas unidades escolares e redes municipais de Educação até 2020.

A superintendente de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais da Seme, Márcia Tardelli, destaca que o grande desafio será alinhar currículo, proposta político-pedagógica das escolas e os planos de aula, missão que deve contar com a participação de toda comunidade escolar. “Um dos avanços da BNCC é trabalhar o indivíduo para ser um cidadão pleno, por meio de uma formação humanizada e integral”, destaca.

Márcia Tardelli observa que a proposta vai além das disciplinas, ao apresentar as dez competências gerais, promovendo uma visão holística do aluno e do contexto onde está inserido. “Apesar de já estarem contempladas nas matrizes e currículos, essas competências nem sempre eram percebidas ou trabalhadas no dia a dia do aluno”, observa a superintendente.

Palestrante

Mestra em educação pela Universidade Mackenzie, professora Cleuza Rodrigues Repulho, consultora sênior da Fundação Lemann, ocupou importantes cargos no setor público, entre eles, secretária municipal de Educação de Santo André (2000-2007) e de São Bernardo do Campo (2009-2015) e diretora do Departamento de Políticas Educacionais do Ministério da Educação (2008). Também foi presidenta nacional da Undime por três mandatos, consultora da Unesco, conselheira da Capes pelo Comitê da Educação Básica (2009-2011) e membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (2005-2007 e 2009-2013). Atualmente, é conselheira de importantes instituições, entre elas, Lego Educação Brasil, Instituto Natura, Nova Escola, Comunidade Educativa – Cedac, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Natura, LAB – Laboratório de Inovação Educacional. Cleuza Repulho também representou o Conselho da Universidade de Columbia no “Women’s Leadership Network in Brazil” (2018).

BNCC – saiba mais: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Transmissão ao vivo: https://www.facebook.com/secretariadeeducacaodecabofrio/


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.