Pessoas com comorbidades de 39 a 45 anos são vacinadas contra a Covid-19 na próxima semana em Cabo Frio

Calendário de vacinação segue imunizando pessoas com deficiência permanente com BPC e com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise)

A Prefeitura de Cabo Frio dá continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19 na próxima semana abrangendo novas faixas etárias do grupo prioritário com comorbidades. Seguindo com a fase 1 deste grupo definido pelo Ministério da Saúde, serão atendidas pessoas com comorbidades de 39 a 45 anos com a primeira dose do imunizante.

Como acontece com os demais grupos, a ampliação da imunização ocorrerá de forma escalonada devido ao envio de vacinas pelo Estado, que permanece de forma gradativa, não abrangendo todas as idades deste público-alvo.

As pessoas com comorbidades de 45, 44 e 43 anos serão vacinadas com a primeira dose do imunizante na terça-feira (1); e de 42, 41 e 40 anos com comorbidades na quarta-feira (2). Na quinta-feira (3) é feriado nacional de Corpus Christi e não haverá vacinação neste dia. O calendário retorna na sexta-feira (4) atendendo pessoas com comorbidades de 39 anos.

Na fase 1 estão incluídos também pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independente da idade (18 a 59 anos) para aplicação da primeira dose da vacina. Esta fase contempla ainda os deficientes permanentes cadastrados no BPC de 18 a 59 anos.

A imunização de todos os grupos descritos acima acontece de terça (1) e quarta-feira (2), das 9h às 16h, e na sexta-feira (4), será de 9h às 12h, nas unidades de saúde específicas para Covid-19.

COMORBIDADES DEFINIDAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para prioridade na vacinação são: doenças cardiovasculares, incluindo insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatia, miocardiopatia e pericardiopatia, doença da aorta, doença dos grandes vasos e fístulas asteriovenosas, arritmia cardíaca, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Todos esses públicos devem comprovar a condição de saúde por meio de documentação. No ato da vacinação, o cidadão precisa levar a cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares.

Os deficientes permanentes devem levar o laudo com o Cadastro Internacional da Doença (CID).

Também é preciso levar documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência.

DRIVE-THRU SERÁ APENAS PARA APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE DA VACINA ASTRAZENECA

Para melhor organização e logística para vacinação dos grupos prioritários atendidos nesta fase de acordo com o Ministério da Saúde, o drive-thru irá vacinar apenas idosos que estão no período para aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca. Quem perdeu o prazo da aplicação, também deve comparecer para se vacinar. O Drive-thru irá funcionar na terça (1), quarta (2) e sexta-feira (4), das 9h às 15h.

A segunda dose da vacina AstraZeneca também estará sendo aplicada nas unidades de saúde específicas para Covid -19 na terça (1) e quarta-feira (2), das 9h às 16h, e na sexta-feira (4), será de 9h às 12h.

Caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana, feriado, o morador deve se vacinar na semana seguinte à data agendada.

Para se vacinar com a segunda dose, o cidadão deve ter se imunizado com a primeira dose em Cabo Frio e levar o documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação com a aplicação da primeira dose.

O horário de sexta-feira e do drive-thru foram alterados com objetivo de evitar perdas da vacina por conta da forma de armazenamento e do período que o insumo precisa ser utilizado após a abertura do frasco, já que a demanda está descentralizada, além da quantidade de vacina enviada pelo Estado para atender este grupo.

VACINAÇÃO DE PROSSIONAIS DE SAÚDE SERÁ SOMENTE NA TERÇA-FEIRA (1) DEVIDO AO FERIADO

Os profissionais de saúde, previamente agendados, serão vacinados no PAM de São Cristóvão e no PAM de Santo Antônio, na terça (1), das 9h às 15h, primeira dose da vacina. Quem estava agendado para datas anteriores mas perdeu o prazo, também deve comparecer para se vacinar. É obrigatório apresentar o comprovante de vínculo profissional ativo.

A segunda dose não precisa de agendamento, basta ir na terça-feira (1) para receber o imunizante. Caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana ou feriado, o profissional de saúde deve comparece no PAM na semana seguinte à data agendada.

Quem já enviou e-mail para vacinacao@cabofrio.rj.gov.br deve aguardar o contato da Secretaria de Saúde por telefone ou via endereço eletrônico. Quem ainda não se cadastrou, deve enviar nome completo, declaração que comprove vínculo empregatício ativo, data de nascimento, telefones de contato, CPF, local de trabalho, profissão e cargo.

ONDE SE VACINAR:

Drive-thru – APENAS SEGUNDA DOSE ASTRAZENECA

Drive-thru – Centro Municipal de Reabilitação – Avenida Henrique Terra, 706, esquina com a Av. Quatro Estações – Novo Portinho
Drive thru – PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/n

1º Distrito