Plano de Mobilidade de Cabo Frio é discutido no Seminário de Acessibilidade promovido pelo CAU/RJ


O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) realizou um Seminário de Acessibilidade. O evento aconteceu na segunda (04) e terça-feira (05), no Hotel Marlen, e contou com a presença de diversos profissionais da área, com associações, sociedade civil organizada, população e com as Secretarias de Mobilidade Urbana (SeMob), Desenvolvimento da Cidade e Cultura.

Além da relação entre acessibilidade e a mobilidade urbana, foi discutida a construção de cidades mais inclusivas. O evento contou com um workshop no qual os participantes vivenciaram as barreiras de acessibilidade de Cabo Frio.

A SeMob, através da gerente de Projeto do Plano de Mobilidade, Isabella Martins, apresentou o tema Acessibilidade que é um dos sete produtos existentes no Plano de Mobilidade. Na palestra, foram esclarecidas as diferenças de acessibilidade: acessibilidade inclusiva e acessibilidade no conceito de transporte. Foram apresentadas algumas ações e diretrizes já propostas, sendo a principal delas a priorização do transporte não motorizado e da acessibilidade.

Ao final, a Secretaria de Mobilidade convidou os participantes a contribuírem com o Plano de Mobilidade e enfatizou a importância fundamental da participação da população na elaboração do Plano. Essa participação pode ser feita através da Pesquisa de Origem/destino que colhe dados importantes sobre a locomoção das pessoas dentro do município, colaborando para a tomada de medidas que correspondam às reais necessidades dos cidadãos, entendendo essa necessidade, as associações e instituições presentes se propuseram a ajudar.

Estavam presentes o Secretário de Mobilidade Marcelo Cardoso e parte da equipe engajada na elaboração do Plano. No próximo mês, alguns eventos serão realizados para a apresentação dos outros produtos do Plano de Mobilidade de Cabo Frio.

DestaqueMobilidade UrbanaNotícias

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE