Polo de Desenvolvimento Econômico será construído em área estratégica

Com localização privilegiada, o Polo de Desenvolvimento Econômico de Cabo Frio terá conexões com diversas regiões do Brasil e do exterior com rotas para escoamento de cargas por terra, ar e mar. A área que vai abrigar o polo tem quase dois milhões de metros quadrados e fica localizada próximo ao aeroporto do município. A Prefeitura está em fase de finalização da documentação para a liberação das obras. O decreto de desapropriação dos terrenos foi publicado na quarta-feira (4). O espaço terá três setores: logística, indústria sustentável e inovação tecnológica.

A logística rodoviária será a partir das rodovias RJ 102, 106 e 140, além da infraestrutura viária e cicloviária projetada para atender às demandas do Polo, interligado à importantes vias do município de forma segura e acessível. Tendo em vista a maior movimentação de veículos de grandes cargas, como caminhões e carretas, estão sendo previstas pela Secretaria de Mobilidade Urbana intervenções viárias tanto no entorno do empreendimento quanto no acesso ao polo com a ampliação e reestruturação da pista. O local também está ao lado do Cabo Frio Airport e a apenas 8 quilômetros de distância do Porto do Forno, em Arraial do Cabo.

Atualmente, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico visita câmaras de comércio, que são organizações locais de empresas para promover interesse em novos negócios. Os diálogos com a Itália já foram iniciados e estão em andamento as conversas com Estados Unidos da América, Alemanha e Arábia.

No Brasil, a parceria ocorre com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que elabora lançamento do polo no Rio de Janeiro, onde estão as principais representações empresariais do estado e do país, com programação em data ainda a ser definida. Também há parceria com a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), entidade que representa muitas das empresas que são foco do projeto.

“O trabalho para fomentar a atração de empresas está em andamento. Existem empresas interessadas, mas ainda não houve a confirmação da instalação, tendo em vista que estamos finalizando o processo de documentação para a liberação das obras. A nossa equipe está empenhada em viabilizar da forma ágil e responsável a criação do Polo de Desenvolvimento Econômico”, explicou o secretário, acrescentando que, em termos econômicos, os benefícios serão maior geração de renda, aumento da receita municipal e representatividade da cidade no cenário estadual.

Segundo ele, com este projeto haverá mudança do perfil da origem de receitas do município, pois Cabo Frio iniciará o processo para deixar de ser dependente dos royalties. Além do setor logístico e da atração de indústrias, o polo poderá receber o setor de inovação tecnológica, iniciativas voltadas para o aproveitamento das oportunidades do setor de óleo e gás em toda a Região dos Lagos e no Norte Fluminense.