População prestigia programação de aniversário de Cabo Frio

Uma festa familiar com direito a atrações tradicionais como alvoradas de retretas, música, atividades culturais e históricas. Assim foi a comemoração dos 403 anos de fundação de Cabo Frio, uma das cidades mais antigas do Brasil. A data foi festejada nesta terça-feira (13), e a programação começou bem cedo, às 7h, com alvoradas em Cabo Frio e Tamoios com as bandas Santa Helena e XIII de Novembro. A solenidade também contou com hasteamento das Bandeiras em frente à Prefeitura com a presença do prefeito, Dr Adriano Moreno, e de autoridades.

Para as famílias, a Prefeitura preparou uma programação variada. Na Praça Porto Rocha uma equipe da Secretaria de Saúde promoveu um dia de atividades com recreação e atendimento odontológico. Já a Secretaria de Cultura organizou o projeto “Música na Fonte”, na Fonte do Itajuru, com apresentação do músico Júnior Carriço, do grupo Capoeira Ilê, e participação do projeto “Vozes da Rua”.

Já a Secretaria de Turismo pro

e: dois passeios gratuitos de barco, com saída do Terminal do Boulevard Canal. Ao todo quase 500 pessoas participaram dos passeios promovidos pela Superintendência de Turismo Histórico e Social. “Tivemos 45 pessoas no roteiro a pé, 215 no de ônibus e 220 no marítimo, que foi um enorme sucesso. Como o passeio de barco era limitado a um número exato de pessoas, por questões de segurança, infelizmente algumas não conseguiram embarcar, mas estamos estudando a possibilidade de novos roteiros”, explicou o superintendente Paulo Cotias. Os roteiros do Caminhos da História foram realizados em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, com o curso presencial de História da Universidade Estácio Cabo Frio, Auto Viação Salineira e Associação de Passeios de Barcos de Cabo Frio.

E não parou por aí. Depois de chegar a Cabo Frio de canoa havaiana, e fazer um tour pela cidade no último sábado (11), Papai Noel também resolveu comemorar o aniversário de Cabo Frio. De tarde ele passou pelo Ginásio Poliesportivo de Tamoios, onde crianças e adultos aguardavam para tirar fotos, e no fim do dia a parada foi na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio. Encerrando a programação, teve retreta com as bandas XIII de Novembro e Santa Helena em Tamoios e Cabo Frio.

Em Tamoios, Alvorada percorreu a Avenida Independência e Papai Noel distribuiu doces

A alvorada começou às 7h da manhã, e percorreu a Avenida Independência, saindo da Quinta Avenida, em Unamar, até o bairro Samburá, altura da Rua Estrela Dalva. A banda da Sociedade Musical 13 de Novembro foi a responsável pela alvorada, e o grupo tocou por cerca de uma hora de marcha.

Às 14h o Papai Noel chegou a Tamoios. O bom velhinho foi ao Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, em Aquárius. Cerca de 100 crianças o receberam ansiosos. Teve distribuição de doces e os tradicionais pedidos de Natal. E não faltou aquela foto, pra guardar de recordação. À noite, também no ginásio, a banda 13 de Novembro realizou uma apresentação musical.

11 anexos