Praia do Peró recebe hasteamento do Bandeira Azul

Foram quase dois anos de muita luta e correria, mas, neste domingo, dia 25 de novembro, a cidade de Cabo Frio, o estado do Rio de Janeiro e o Brasil, ganham mais uma praia ambientalmente sustentável, com qualidade de água, areia, segurança, mobilidade e acessibilidade garantidos e certificados pela FEE – Foundation for Environmental Education ou Fundação de Educação Ambiental – a mais renomada instituição internacional voltada para o turismo sustentável.
Estamos falando da Praia do Peró, refúgio de muitos cabo-frienses e destino certo de milhares de turistas, que já a consideravam “perfeita”, mas que, agora, terá, tremulando ao vento incansável que sopra na orla, a Bandeira Azul, o mais cobiçado dos troféus de destinos turísticos.
A luta pela certificação começou em 2016, quando, convidada por Marta Rocha, da Associação Amigos do Peró, a espanhola Paloma Arias proferiu palestra explicando o que era o Programa Bandeira Azul e todos os benefícios de uma certificação.
A ideia prosperou e, da inscrição à aceitação para a fase piloto, foram meses de incessantes trabalhos de conscientização ambiental da população local, passando desde os estudantes na mais tenra idade aos frequentadores contumazes e comerciantes, quiosqueiros e ambulantes que tinham, na Praia do Peró seu “way of life” ou, em bom português, seu modo de vida.
O sonho começou a se realizar quando o Júri Nacional, em julho deste ano, avalizou a candidatura, atestando o cumprimento dos 34 rígidos critérios exigidos pelo Júri Internacional, e tornou-se completo quando, no dia 20 de setembro, o anúncio da certificação foi divulgado no site da FEE.
A partir desse dia, a Praia do Peró, da cidade de Cabo Frio, passou a ser a primeira praia do interior do Estado do Rio de Janeiro e, hoje, a única, certificada pelo selo Bandeira Azul, e indicada como destino prioritário pelo trade turístico europeu.
Estudos orientados pela própria FEE, indicam que a Bandeira Azul traz mais empregos, maior movimentação econômica e, até, aumenta auto estima das comunidades envolvidas. Ou seja, tudo o que Cabo Frio sempre sonhou para a sua vocação turística.
“Cabo Frio assumiu um novo patamar turístico a partir dessa certificação. A Praia do Peró virou o grande orgulho do nosso Estado e, como prefeito, garanto fazer todo o possível para manter essa certificação e torna-la o principal cartão de visitas da nossa cidade. Uma cidade que cuida e se preocupa com o meio ambiente e com a qualidade de vida da sua população e que faz da sua principal atividade econômica, um caminho de conscientização e aprendizado”, disse o prefeito Adriano Moreno.
Para o coordenador do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira, o cumprimento dos critérios que levaram à certificação serviu como um “catalizador de boa vontade”.
“Não é fácil cumprir um por um dos critérios, mantendo análises da qualidade da água e da areia, por exemplo, sempre 100% perfeitos. Para isso, precisamos contar com a colaboração de diversos parceiros. Desde o nosso pessoal, nas pessoas da Paloma Arias e do Magno Maiques, coordenadores que tocaram o projeto Bandeira Azul, como da Comsercaf, Secretaria de Mobilidade Urbana, Coordenadoria de Assuntos Fundiários, Guarda Marítima e Ambiental, Guarda Municipal, enfim, toda a administração municipal, que se uniu de forma automática com a população e lutaram até o fim para conseguir vencer essa batalha”, ressaltou.
O hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Peró acontece neste domingo, 25, a partir das 9h. A prefeitura de Cabo Frio convida a toda a população a estar presente e participar dessa conquista.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.