Praia do Peró vai ganhar pelotão especial da Guarda Municipal

A Praia do Peró vai ganhar um pelotão especial da Guarda Municipal que atuará na Orla do Peró 24 horas por dia. Uma residência, localizada ao lado do Hotel Âncora, será transformada em Centro de Operações e acomodará todos os agentes públicos envolvidos nos cuidados com a Orla. A decisão foi tomada em reunião do grupo gestor do Bandeira Azul, nesta quinta-feira (10).

O  grupo é formado por representantes das Coordenadorias do Meio Ambiente e Posturas da Secretaria de Desenvolvimento, Secretarias de Planejamento, Ordem Pública e Turismo, além das Guardas Municipal e Marítima e Ambiental e Comsercaf. A reunião extraordinária foi realizada  para acertar os detalhes para a manutenção da certificação, em decorrência dos atos de vandalismo que ocorreram no trecho certificado da Orla do Peró.

“São problemas pontuais, mas que vem provocando situações em que se faz necessária uma ação mais enérgica, como a constante quebra da corrente que restringe o tráfego na Orla e a quebra dos blocos de concreto que delimitam a área de rodagem dos veículos”, afirmou Mario Flavio Moreira, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio.

O pelotão especial da Guarda Municipal cuidará não só da segurança, como, também, apontará o surgimento de problemas estruturais, como lâmpadas queimadas, equipamentos danificados e cuidará da orientação aos banhistas.

A sinalização, com placas mais completas e informativas desde as vias de acesso à Orla, será refeita. Ficou decidido também que haverá mais vagas para cadeirantes e idosos, levando em consideração o notável aumento da procura da Praia do Peró por essa categoria de turistas.

Outro cuidado especial será com a presença de cães na praia.  Um levantamento foi feito junto aos quiosques para identificar os proprietários dos animais que vagam pela praia e orientar os que devem ser recolhidos ao canil municipal.

Ao fim da reunião, todos os presentes foram unânimes em reafirmar o sucesso e os resultados positivos da certificação.

“A qualidade e a quantidade dos turistas aumentou exponencialmente.  Quiosqueiros e hoteleiros estão extremamente otimistas quanto ao restante do verão, mas precisávamos dessa reunião para coordenar melhor as ações e otimizar a resolução desses pequenos problemas para que nada comprometa o relatório que será enviado à Coordenação Nacional do Bandeira Azul no dia 21 de abril, cuja análise deve nos brindar com a continuidade da certificação”, completou Mario Flavio.

Na tarde desta quinta-feira, também foi realizada a coleta da água no trecho certificado.  Desde a fase piloto, todas as amostras colhidas e analisadas comprovaram a boa qualidade da água da Praia do Peró.  As análises são feitas a cada 21 dias.