Prefeito Dr. Adriano Moreno abre 8ª Conferência Municipal de Saúde

No discurso de abertura, ele pediu a participação da sociedade na gestão da rede pública municipal

O prefeito Dr. Adriano Moreno abriu a oitava edição da Conferência Municipal de Saúde de Cabo Frio, na manhã desta quarta-feira (17). O encontro promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) acontece no auditório da Universidade Veiga de Almeida ao longo de todo dia, com o tema “Democracia e Saúde; Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

O prefeito compôs a mesa de abertura do evento juntamente com o secretário de Saúde, Márcio Mureb; da superintendente da Vigilância em Saúde, Lucy Pires; do conselheiro de Saúde, Gelcimar Almeida; e a representante da Baixada Litorânea do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems), Suely Osório.

No discurso de abertura, Dr. Adriano Moreno salientou que as dificuldades encontradas na gestão da Saúde pública não são exclusividade de Cabo Frio, mas se estendem por todo o país. O prefeito manifestou ainda o desejo de que a conferência resulte em propostas para melhoria da rede. Por fim, disse que o governo está sempre aberto a sugestões e críticas da população.

“É muito importante que a sociedade civil organizada participe de modo ativo da gestão”, declarou o prefeito.

Após os discursos, foi lido o Regimento Interno da conferência, para o qual foram sugeridas alterações pelos delegados presentes. O encontro foi dividido em quatro eixos temáticos: Saúde como direito; Financiamento do SUS em relação público/privado visando à sua consolidação; Saúde Mental e Atenção Básica. As propostas surgidas durante os painéis são votadas em uma plenária final.

A conferência também elege as 16 entidades titulares e suplentes para a composição do novo Conselho Municipal de Saúde, bem como os delegados que participarão da 8ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada entre 24 e 26 de maio, em local a definir.