Prefeito Dr. Adriano Moreno homenageia servidoras públicas pelo Dia Internacional da Mulher

“Devemos reconhecer a força de todas essas mulheres que lutam para fazer uma sociedade mais justa”. Foi com esta frase que o prefeito de Cabo Frio, Dr.Adriano Moreno, abriu o discurso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Às 5h, ele esteve na sede da Comsercaf entregando flores e reforçando a representatividade das mulheres para o serviço público de Cabo Frio.

De lá, o prefeito seguiu para a sede da Guarda Civil Municipal e da Coordenadoria de Posturas, onde participou de um café da manhã e, mais uma vez, entregou flores para as servidoras.

“Eu fiz questão de abraçar e beijar essas mulheres guerreiras que mantém nossa cidade limpa. Elas não têm apenas um dia, todos os 365 dias do ano são importantes” afirmou o Prefeito Dr. Adriano na Comsercaf.

Adriana Aparecida Messias, guarda municipal há 24 anos, ficou emocionada com a homenagem. “A gente nunca teve um prefeito que tenha tido esse carinho e cuidado de vir até aqui na corporação e falar com cada uma, é uma marco para a gente este momento,” declarou Adriana.

Durante as visitas, o prefeito ouviu reivindicações e tomou café da manhã com as mulheres que fazem parte do corpo de funcionários da Prefeitura. “Hoje é dia de agradecer o empenho e carinho, vocês são os pilares da nossa sociedade. Vim fazer diferente, não só com palavras, mas com atitudes, estou aqui para reforçar e parabenizar essa data comemorativa,” disse Dr. Adriano.

Na parte da tarde, o prefeito visitou o Hospital da Mulher e o Hospital São José Operário. Dr. Adriano cumprimentou as funcionárias, pacientes e acompanhantes. No Hospital da Mulher distribuiu kits de higiene pessoal, oferecidos pela administração da unidade em homenagem à data.

“O dia da mulher é todo dia, mas convencionalmente nós temos um dia para comemorar. Eu acho que a mulher desempenha um papel muito importante na sociedade, como uma mulher que cuida dos filhos, da família, mas também é importante no mercado de trabalho e está ganhando espaço com criatividade e força física. Isso só mostra que a mulher tem múltiplos talentos”,  contou Lívia Natividade, administradora do Hospital da Mulher.

O secretário de Saúde, Márcio Mureb, agradeceu a equipe que atua na saúde. “Quero agradecer as mulheres da área de saúde pelo empenho em cuidar do próximo com tanta dedicação”, finalizou.

A gestora administrativa do Hospital São José Operário, Marielle Diorio, disse que “o Dia da Mulher representa toda luta que as mulheres tiveram durante todos esses anos, toda discriminação sofrida durante anos. O dia 8 é uma história dentro do mundo inteiro. Hoje nós estamos passando nos quartos e demonstrando o carinho que temos pelas nossas funcionárias, pacientes e acompanhantes pela luta diária”.

Ação na Praça Porto Rocha

A Secretaria de Assistência Social realizou nesta sexta-feira (8) uma ação na Praça Porto Rocha em comemoração ao Mês da Mulher. Foram oferecidos serviços  como aferição de pressão arterial e glicose, orientação jurídica, maquiagem, corte de cabelo, rodas de conversa e apresentações de ballet infantil, dança do ventre, coral de idosos, teatro com a Cia Kerigma, entre outras. O objetivo é celebrar a data de luta pelos direitos da mulher e conscientizar sobre a necessidade do envolvimento da sociedade na causa.

Nas ações do mês da mulher em Cabo Frio, os organizadores contaram com parcerias da Secretaria Municipal de Saúde, OAB Mulher, Escola Técnica de Aplicação Profissional (Etap), Reação Mulher, Conselho Comunitário de Segurança (CCS), Grupo de Apoio ao Idoso (Gai) e Associação de Mulheres de Cabo Frio (AMMU).

Outra ação vai acontecer na próximo dia 15 de março, das 10h às 16h, na Praça de Aquarius, em Tamoios. Serão realizadas atividades como: apresentação do Coral do Cras Tamoios, exposição de artesanato, teatro Kerigma, make, aferição de pressão e glicose, corte de cabelo, orientação jurídica e rodas de conversa. Ao final das atividades acontecerá uma caminhada de conscientização do combate ao feminicídio e a violência contra a mulher.