Prefeitura apresenta planilha de revitalização da Orla do Peró Bandeira Azul

Uma reunião, realizada na manhã desta terça-feira (25), no Terminal de Transatlânticos, trouxe ao conhecimento de todas as entidades abrangidas ou envolvidas no Programa Bandeira Azul Praia do Peró, como serão executadas as intervenções físicas que propiciarão a certificação definitiva da Praia no Programa Bandeira Azul.

Após o “sim” da Prolagos em relação à construção de uma nova rede de esgoto para atender aos quiosques e adequações para a rede de abastecimento de água, os coordenadores do Bandeira Azul deram início ao processo de execução e tramitação protocolar para que as obras comecem o mais rápido possível.

Estiveram presentes à reunião, representantes da associação dos Amigos do Peró, da Associação Costa do Peró, da Associação dos quiosques, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria municipal do Turismo, além da Guarda Marítima e Ambiental.

Segundo a superintendente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e do Meio Ambiente, Anne Apicelo, autora do projeto urbanístico, a prioridade serão os quiosques.

“Precisamos definir como será o processo de demolição e reconstrução dos quiosques, se todos de uma vez ou em partes, já que eles significam a maior modificação – e a mais importante – nessa segunda etapa. É preciso que sejam eliminadas as caixas de gordura e que sejam feitas as adequações à nova rede de esgoto que será providenciada pela Prolagos. Para isso, é preciso que todos os quiosqueiros participem dessa decisão. Os atuais quiosques deixarão de existir como são e passarão a ser mais um cartão postal da Praia do Peró”, afirmou.

Para um dos coordenadores do programa Bandeira Azul Praia do Peró, Magno Maiques, a participação de todos os envolvidos no processo é muito importante para que tudo aconteça na hora e da maneira correta.

“O prefeito, Dr. Adriano Moreno, nos pediu prioridade na certificação definitiva da Praia do Peró no Programa Bandeira Azul. É isso que nós estamos fazendo, de acordo com o que mandam os critérios internacionais e sem deixar nenhuma ‘ponta solta’. Tivemos presentes nesta reunião, representantes de grande parte dos envolvidos, inclusive a  de uma representante da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil –, que será um novo parceiro, e de muita valia, nesse processo que estamos desenvolvendo. E novas reuniões serão realizadas, com cada vez mais pessoas, para que a Praia do Peró continue a ser exemplo para o Rio de Janeiro e para o Brasil”, afirmou.

A expectativa é de que, na próxima reunião ordinária do Comitê Gestor do Bandeira Azul Praia do Peró, seja definida a data de início das obras, inicialmente projetadas para o mês de julho, já que a nova avaliação do Comitê Internacional acontece em meados de novembro.