Prefeitura cede área para construção do Centro Albatroz

O prefeito Dr. Adriano Moreno assina nesta quarta-feira (17) o termo de cessão de um terreno para a construção do Centro Albatroz de Visitação e Educação Ambiental Marinha. A solenidade acontece às 15h30 no Terminal de Transatlânticos, com a presença de representantes do município e do Instituto.

A doação foi aprovada pela Câmara de Vereadores. A área cedida tem mais de 18 mil m² e fica na Avenida Wilson Mendes, ao lado do Parque Ecológico Municipal Dormitório das Garças e da Lagoa de Araruama. No local, será construído um centro com o principal objetivo de disseminar a educação ambiental marinha, onde os visitantes poderão conhecer a biologia e as características dos albatrozes e petréis, grupo de aves mais ameaçadas do planeta.

No espaço, também serão realizadas exposições tecnológicas, atividades socioambientais e culturais para o público local e turístico da região. De acordo com a coordenadora geral e fundadora do Projeto Albatroz Tatiana Neves, o objetivo do Centro Albatroz além de gerar empregos e colaborar para o desenvolvimento sustentável da região é também criar uma área que envolva o público, valorizando a cultura salineira e pesqueira, tão importantes para a Cidade.

Aproximar as aves das pessoas é parte fundamental da sensibilização em prol da conservação marinha. Cabo Frio é uma região estratégica para o trabalho do Projeto Albatroz. Recentemente mais de 300 albatrozes-de-nariz-amarelo foram avistados na região da costa do Rio de Janeiro, o que inspira a instituição a trabalhar cada vez mais em prol da sobrevivência dessas aves.

Projeto Albatroz no Rio de Janeiro

Desde 2014, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ). Por meio da parceria com o Grupo de Estudos da Pesca (GEPESCA), coordenado pelo Prof. Eduardo Pimenta, foi possível ampliar os estudos do Projeto para o Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. Também são desenvolvidas ações de educação ambiental com os pescadores e público em geral da região. Além disso, também por conta de parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, a exposição de fotos Projeto Albatroz: Conservando a Biodiversidade Marinha sensibiliza milhares de turistas do Terminal Transatlântico para a conservação dos oceanos.