Prefeitura combate invasões no Parque do Mico-Leão-Dourado em Tamoios

Infratores iniciavam o parcelamento irregular do solo. Área considerada de alto risco será alvo de operações constantes

Agentes da Coordenadoria de Assuntos Fundiários e da Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio evitaram, na sexta-feira (3), a invasão de duas áreas ambientais conhecidas como Pinguela e Lava Rodas, localizadas dentro da área de proteção ambiental do Parque Natural Municipal do Mico-Leão- Dourado, em Tamoios.

A operação ocorreu após denúncia anônima de que moradores da Rua 2, na região da Pinguela, estariam invadindo a área de mata para parcelar o solo, fracionando-o em pequenos lotes, que seriam comercializados a turistas, por ocasião da alta temporada. Uma pequena aglomeração se formou para coagir e obstruir a ação da equipe, que prontamente realizou um procedimento de auto-defesa padrão, para evitar que houvesse confronto.

“Nessa mesma área, em 2018, já tivemos um veículo com agentes da Fundiária e assistentes sociais interceptado por criminosos. Desde então, no local são realizados procedimentos de atuação visando a garantia do trabalho e segurança dos agentes, de forma estratégica, para desestimular a ação dos infratores, que já haviam suprimido a vegetação em uma área de cerca de 640m²”, explicou o Coordenador de Assuntos Fundiários, Ricardo Sampaio.

Na região do Lava Rodas, ao perceberam a chegada dos agentes, os infratores fugiram pela mata. Agentes procederam com a retirada dos materiais utilizados para a invasão, inclusive com a destruição de um poço artesiano e dos tijolos que seriam usados para a construção das fundações.

Durante a operação, os agentes flagraram ainda, o cercamento irregular de uma área pública, na altura do Shopping no bairro Unamar, sentido praia. As cercas foram retiradas e o material apreendido.

“Ressaltamos que as rondas e operações continuarão diariamente no Distrito de Tamoios e que nossa equipe de agentes está preparada para qualquer tipo de situação. O patrimônio público e ambiental precisa ser preservado ”, finalizou Ricardo.

A população pode encaminhar suas denúncias através do e-mail cogeafcabofrio@gmail.com ou na sede da subprefeitura de Tamoios, localizada no Shopping UnaPark, Bloco B, bairro Unamar.