Prefeitura convoca força-tarefa para minimizar os efeitos das fortes chuvas

A Região dos Lagos está passando por fortes chuvas, como há muito tempo não se via. E em Cabo Frio não é diferente. Por esse motivo, a Prefeitura organizou uma força-tarefa que vai ajudar a minimizar os efeitos dos temporais, que alagaram toda a cidade e causaram transtornos para toda a população.

Na Gamboa, cinco casas foram interditadas pela Defesa Civil na Rua José Rodrigues Póvoas. As famílias estão na casa de parentes. As residências ficam próximas ao Morro do Telégrafo e, de acordo com a Defesa Civil, correm o risco de serem atingidas por possíveis deslizamentos.

Diante desse cenário, a Defesa Civil de Cabo Frio conseguiu um reforço. O prefeito Dr. Adriano, em visita ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (17), conseguiu, junto ao secretário de Estado de Defesa Civil e o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, um reforço para a Defesa Civil.

Dois oficiais com experiência nesse tipo de situação foram enviados para Cabo Frio, uma sargento e um major do órgão, que vão auxiliar no que for necessário. Eles se juntam aos 12 oficiais da Defesa Civil de Cabo Frio, que estão atuando incessantemente desde a noite de quinta-feira (16), em plantão de 24h.

Os bairros mais afetados com os efeitos das chuvas são Vila do Sol, Manoel Corrêa e Jacaré. A força-tarefa está concentrando esforços nessas áreas, mas há agentes espalhados por toda a cidade. A Comsercaf está com 200 funcionários atuando na limpeza das ruas. Aproximadamente 40 caminhões e máquinas auxiliam as equipes na retirada de lama, entulhos, inservíveis e objetos que obstruíram as vias em diversos bairros.

A Auto Viação Salineira comunica que, por conta dos alagamentos, algumas linhas estão com itinerários alterados e outras suspensas temporariamente. As linhas voltarão a circular com os seus itinerários normais quando as vias estiverem transitáveis. Linhas suspensas temporariamente:

– B480 – Cabo Frio x Retiro;

– 124 – Cabo Frio x Alecrim;

Linhas com itinerários alterados:

– 302 – São Cristóvão x Agrisa está seguindo até o Zaqueu;

– 311 – Contorno x Célular Mater está circulando apenas pela avenida principal do bairro.

– 303 – Contorno x Jardim Caiçara – itinerário alterado, passando sentidos ida e volta pela Rua Inglaterra.

A Secretaria de Assistência Social também está atuando, prestando assistência e acompanhado as famílias que estão em bairros afetados. A pasta está disponibilizando cestas básicas e colchonetes para os desalojados. Há equipes de plantão atuando nesse fim de semana.

Em Tamoios, a subprefeita Tamires Carneiro reitera que a subprefeitura está à disposição dos moradores, que podem fazer contato através da página no Facebook (subprefeitura de Tamoios) ou pelo telefone: (22) 2646-1673. A partir de segunda-feira, quem precisar também pode ir ao gabinete da subprefeita, na sala 6, bloco B, no Shopping UnaPark.

Participam da força-tarefa, além do prefeito, os secretários de Governo, Miguel Alencar; o coordenadora da defesa Civil, Carlos Ernesto; o secretário de Obras, José Bulcão; de Desenvolvimento da Cidade, Felipe Araújo; de Assistência Social, Marta Bastos; o Secretário de Saúde, Marcio Mureb; o presidente da Comsercaf, Dario Guagliardi e a subprefeita de Tamoios, Tamires Carneiro. A força-tarefa conta com, aproximadamente, 300 pessoas, de diversos setores.