Prefeitura de Cabo Frio e Firjan promovem capacitação sobre o “Programa Calçada Acessível”

Tornar a cidade acessível, assegurando a completa mobilidade da população cabo-friense. É com esse objetivo que a Prefeitura de Cabo Frio, em parceria com Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, promoveu o primeiro workshop participativo para implantação do “Programa Calçada Acessível”. O objetivo é capacitar o corpo técnico da Prefeitura para a estruturação do Manual de Calçadas Acessíveis do município.

Essa é a segunda etapa da iniciativa, que teve a carta de intenção assinada no último mês pelo prefeito, Dr. Adriano Moreno. Foram dois dias de capacitação. Na terça-feira (22), o grupo, formado por representantes do poder executivo e lideranças dos Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso da cidade, vivenciou as dificuldades que o cadeirante e o deficiente visual possuem no espaço público.

“A experiência possibilitou identificar as principais dificuldades quando vivemos em um ambiente sem acessibilidade. Sentimos na pele o dia a dia de quem possui mobilidade reduzida, como cadeirantes e deficientes visuais. A sensação foi de insegurança, ” comentou Marcos Antônio Santos, representante da equipe de Sinalização Viária.

Já no segundo dia de atividades, que acontece nesta quarta-feira (23) na sede da Assistência Social, o objetivo é apresentar o programa aos envolvidos.

O workshop, que foi ministrado pelo especialista em Desenvolvimento Setorial da Firjan, Luiz Gustavo Tavares, é o primeiro passo para a implantação do manual técnico de calçadas, um documento onde serão definidas as diretrizes e normas para a acessibilidade de calçadas no município.

“Após a realização deste workshop, o próximo passo consiste na elaboração de um Manual Técnico de Calçadas Acessíveis para orientar a construção de novas calçadas e a readequação das antigas pela Prefeitura de Cabo frio”, explica Luiz Gustavo.

Para o prefeito serão implementadas ações para transformar Cabo Frio em uma cidade com acessibilidade para a população: “O programa é de extrema importância para que possamos construir um futuro melhor para Cabo Frio. O acesso é um direito de todos e envolver a sociedade na busca pela solução nas questões que afetam a população contribui de forma mais efetiva para o desenvolvimento que buscamos para o município”, concluiu Dr. Adriano Moreno.

A elaboração do Manual de Calçadas é uma das propostas de curto prazo contidas no Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, previsto na Lei Municipal n° 3034/2019, e sua implementação é coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Firjan e demais órgãos do governo municipal.

Sobre o “Programa Calçada Acessível”

O Programa, coordenado pela Firjan Leste Fluminense, tem como objetivo orientar os técnicos das prefeituras, os engenheiros, arquitetos, gestores públicos, lideranças dos Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso dos municípios, envolvidos e responsáveis pela elaboração de projetos e obras e que atuam na formulação de políticas públicas de mobilidade.

A ideia principal é desenvolver uma série de ações em parceria com as prefeituras, estimulando a discussão sobre as questões referentes à mobilidade urbana, proporcionando a troca de informações e experiências sobre soluções para as calçadas dos municípios com padronização e acessibilidade, visando à inclusão e a melhor qualidade de vida para todo o cidadão, segundo os princípios do desenho universal.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.